Sinopse
Este 14º volume de nossa coleção tem, como os volumes anteriores, duplo objetivo: 1) apresentar aos coordenadores pedagógicos (CPs) alternativas para ajudá-los a pensar nas questões emergentes na e da escola, possibilitando-lhes ampliar suas ações formativas, articuladoras e transformadoras; 2) compartilhar resultados de pesquisas e estudos que mostrem diferentes possibilidades de regular seu próprio desenvolvimento profissional e de seus professores, sem perder de vista o foco principal da escola: a aprendizagem dos alunos. Ao propor como temática “o Coordenador Pedagógico e questões emergentes na escola”, apresentamos textos que, embora diversos em suas propostas – alguns mais voltados para relatos de pesquisa, outros que apresentam alternativas para ação formativa do CP –, reafirmam nosso entendimento da urgência de que os diferentes sistemas de ensino atentem para as emergências das escolas e da formação de CPs, que lhes possibilitem atuar de forma a articular, formar e transformar os processos pedagógicos das escolas, para garantir o acesso, a permanência e a aprendizagem dos alunos.
Sobre o Autor(es)
Vera Maria Nigro de Souza Placco
Vera Maria Nigro de Souza Placco é professora e pesquisadora nas áreas de Educação e Formação de Professores há mais de 50 anos. É docente dos Programas de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação e Educação: Formação de Formadores (Mestrado Profissional), ambos da PUC-SP. É também assessora na área de Formação de Professores, atuando junto a instituições escolares públicas e particulares. Cursou Pedagogia e Orientação Educacional na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, mestrado e doutorado em Educação: Psicologia da Educação na PUC-SP e pós-doutorado em Psicologia Social na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris. Possui publicações nacionais e internacionais nas áreas de Educação, Psicologia da Educação e Formação de Professores.
Laurinda Ramalho De Almeida
Laurinda Ramalho de Almeida é professora e pesquisadora nas áreas de Educação e Formação de Professores há mais de 50 anos. É docente dos Programas de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação e Educação: Formação de Formadores (Mestrado Profissional), ambos da PUC-SP. Cursou Pedagogia e Orientação Educacional na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP e mestrado e doutorado em Psicologia da Educação na PUC-SP. Possui publicações nacionais e internacionais nas áreas de Educação, Psicologia da Educação e Formação de Professores.