Login  |   Cadastre-se   |   Fale Conosco  |   Trabalhe Conosco  |   Ajuda             Youtube  

22 de agosto de 2019
Carrinho Vazio
Você está em: Home >> Educação >> Pensamento >> Pensar a educação a partir de Michel Foucault - Do humanismo ao cuidado de si




Não há livro digital disponível

Pensar a educação a partir de Michel Foucault - Do humanismo ao cuidado de si

Autor(a): Waldênia Leão de CARVALHO
Formato: 14cm x 21cm
nº de páginas: 280
Disponibilidade
Produto disponível em Estoque
Código do Livro:
LIV.14230
Preço:
R$ 49,50

Compartilhe:


Esta obra é uma investigação sobre os sentidos da constituição da subjetividade a partir da ação do pedagógico. O exame das questões que envolvem o conceito de formação e de humano é pensado a partir da indagação: como se chega a ser o que se é? Pelos caminhos da educação e da filosofia, tratamos de observar no humanismo as influências que o afirmaram como um movimento filosófico que toma por fundamento a natureza humana e os limites e interesses do homem, bem como as marcas que, na educação brasileira, permitiram reiterar um humanismo pedagógico na figura do educador Paulo Freire. O tema da formação humana é analisado a partir do enfrentamento de uma educação condutora de uma verdade sobre o ser e o saber, uma ação do pensamento voltada a encontrar possibilidades para pensar com mais potência a educação. Com Michel Foucault conhecemos e refletimos sobre o conhece-te a ti mesmo (gnôthi seautón) e o cuidado de si (epiméleia heautoû), considerando este último como condição de reconfiguração da relação pedagógica que se potencializa no trabalho atento e permanente em torno de si mesmo. Ele afirma uma relação com o saber para experimentar a vida a partir de uma conversão a si mesmo, de uma relação mais ativa com o processo de aprender e de uma relação nova que o professor/mestre torna e se torna visível com/em seus educandos/discípulos a partir da manifestação do cuidado traduzida na palavra grega epimelephanía, na medida em que ela desloca o professor do espaço confortável de sabedor e o educando da condição de receptor passivo do saber.
Formas de Pagamento


Comentários
Avaliação

Compre também estes livros relacionados

Condição humana e educação do amor-próprio em Jean-Jacques Rousseau

Claudio Almir DALBOSCO


R$ 49,00
Filosofia e educação no Brasil - Da identidade à diferença

Cristiane Maria MARINHO


R$ 49,50
Diálogo e práxis educativa - Uma leitura crítica de Paulo Freire

Carlos A. TORRES


R$ 86,50
Wallon e Vygotsky - Psicologia e educação

Alice Beatriz Barretto Izique BASTOS


R$ 23,00
Vygotsky e a pesquisa

Harry DANIELS


R$ 75,00
Sobre a Edições Loyola | Serviços Gráficos | Fale Conosco | Distribuidores e representantes | Revista Mensageiro | Liturgia Diária | Eventos | Política de Vendas | Política de Privacidade

Rua: Mil Oitocentos e Vinte e Dois, 341 - Ipiranga
CEP: 04216-000 - São Paulo - SP
Tel.: 11 3385-8500 | 2063-4275 | 3385-8501
Formas de Pagamento
Acompanhe
Youtube  
Certificados
© 2019 Edições Loyola . Todos os direitos reservados
Visualize este site com resolução mínima de 1024 x 768
DesignbyS1000