Educação escolar e pesquisa na teoria histórico-cultural

Autores:
A compreensão de que o aprofundamento do significado da Atividade Pedagógica requer esforço coletivo foi o que nos levou a dividir nossas ações para mais esta “atividade” síntese do GEPAPe: aprofundar conceitos que pudessem contribuir para aclarar os fenômenos educativos aos que têm a Atividade P... Ver mais

Sinopse

A compreensão de que o aprofundamento do significado da Atividade Pedagógica requer esforço coletivo foi o que nos levou a dividir nossas ações para mais esta “atividade” síntese do GEPAPe: aprofundar conceitos que pudessem contribuir para aclarar os fenômenos educativos aos que têm a Atividade Pedagógica como seu objeto/motivo. Na perspectiva que assumimos, a investigação da Atividade Pedagógica requer um método que permita aprofundar seus ele-mentos constitutivos: o modo humano de se apropriar de conceitos científicos em atividade de ensino em espaços de aprendizagem; os objetos de aprendizagem que se constituem unidades conceituais; as ações e operações consoantes com os objetivos pedagógicos; os instrumentos incrementadores da aprendizagem; e a organização das relações interpessoais que favoreçam o desenvolvimento das potencialidades humanizadoras na relação dinâmica entre o ensinar e o aprender. Considerar a Atividade Pedagógica um objeto de pesquisa reflete pressuposto de que, para atuar conscientemente nessa atividade, seja preciso entender o modo como ela foi se desenvolvendo his-toricamente. Isso implica explicar os limites e potencialidades da dinâmica entre ensino e aprendizagem para promover o desenvolvi-mento dos indivíduos, tendo a coletividade como razão de produção e apropriação da cultura. Cabe a nós, investigadores e professores que têm a educação escolar como seu objeto, compreender o sentido teórico e prático da afirmação de que o ato pedagógico seja um fenômeno histórico e cultural resultante das múltiplas soluções a problemas gerados ao longo da história humana.

Sobre o Autor(es)

Características

Título:
Educação escolar e pesquisa na teoria histórico-cultural
Dimensões:
14.00cm x 21.00cm x 1.10cm
Peso:
264g
Edição:
1
Data de Publicação:
19/07/2017
ISBN:
9788515044528
Páginas:
224
Código:
3.0001.00.15.314