Democratização da escola pública

Autores:
José Carlos Libâneo insere-se no movimento dos educadores interessados em discutir e viabilizar políticas e ações em torno da Escola Pública Democrática, como instância ligada ao esforço coletivo de democratização da sociedade como um todo. Sua proposta enfatiza a importância do trabalho docente ... Ver mais

Sinopse

José Carlos Libâneo insere-se no movimento dos educadores interessados em discutir e viabilizar políticas e ações em torno da Escola Pública Democrática, como instância ligada ao esforço coletivo de democratização da sociedade como um todo. Sua proposta enfatiza a importância do trabalho docente na escola, o que requer o esforço de juntar a teoria e a pesquisa à prática dos professores, de modo que esta traduza a crítica em respostas necessárias à democratização da escola pública. Para isso, não basta repetir palavras de ordem em sala de aula. É preciso um trabalho de compreensão do processo de ensinar e aprender. Neste livro, o autor desenvolve ideias chave que orientam um fazer pedagógico-crítico e auxiliam o professor a dimensionar seu trabalho no quadro melancólico da escola pública, privilegiando o pensar criticamente temas de Didática, Psicologia da Aprendizagem e Metodologia do Ensino. É um árduo caminho, mas Libâneo o percorre com sabedoria e propriedade. Por ter atuado como diretor de escola pública (Ginásio Estadual Pluricurricular Experimental ll-SP) e do Centro de Treinamento e Formação de Professores da Secretaria de Educação do Estado de Goiás, conhece, por dentro, as mazelas do ensino público.

Sobre o Autor(es)

José C. Libâneo

Características

Título:
Democratização da escola pública
Subtítulo:
A pedagogia crítico-social dos conteúdos
Autor:
José C. Libâneo; 
Dimensões:
14.00cm x 21.00cm x 1.00cm
Peso:
193g
Edição:
28
ISBN:
9788515001811
Páginas:
160
Código:
3.0001.00.00.349