
A educação reflexiva na teoria social de Pierre Bourdieu
Neste livro, o autor discute como a abrangente teoria sociológica de Pierre Bourdieu (1930-2002) trata a educação como um componente fundamental dos processos de constituição do mundo social. Conceitos como habitus, prática, estratégia, campo, capital cultural, violência simbólica e reprodução so...
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Sinopse
Neste livro, o autor discute como a abrangente teoria sociológica de Pierre Bourdieu (1930-2002) trata a educação como um componente fundamental dos processos de constituição do mundo social. Conceitos como habitus, prática, estratégia, campo, capital cultural, violência simbólica e reprodução social são importantes ferramentas teóricas utilizadas para entender como o sistema escolar confirma e reproduz as desigualdades “de desempenho escolar de crianças provenientes das diferentes classes sociais”. Evidenciam-se, assim, mecanismos muitas vezes ocultos – ou que insistimos em não enxergar – presentes no cotidiano escolar, que contribuem para a reprodução das desigualdades sociais e das formas de dominação política que hierarquizam as sociedades contemporâneas. Para Pierre Bourdieu, somente se conhecermos os mecanismos que fazem que a educação escolar contribua para a reprodução das desigualdades e dos privilégios, poderemos trabalhar para construir alternativas pedagógicas críticas e reflexivas que os minimizem ou até mesmo os neutralizem, como nos sugerem alguns princípios pedagógicos apresentados aqui para o debate educacional.
Características
- Título:
- A educação reflexiva na teoria social de Pierre Bourdieu
- Autor:
- Walter Lúcio de Alencar Praxedes;
- Dimensões:
- 16.00cm x 23.00cm x 0.40cm
- Peso:
- 133g
- Edição:
- 1
- Data de Publicação:
- 18/12/2015
- ISBN:
- 9788515043248
- Páginas:
- 72
- Código:
- 3.0001.00.14.316