voltar Liturgia diária 22/05/2020 Sexta-Feira - 6ª Semana do Tempo da Páscoa - Ano Par

Primeira Leitura: At 18,9-18

9 Certa noite, o Senhor disse a Paulo numa visão: “Não tenhas medo, mas continua a falar e não cales. 10 Estou contigo e ninguém se aproximará de ti para te fazer mal: tenho um povo numeroso nesta cidade”. 11 Paulo demorou-se lá um ano e seis meses, ensinando a palavra de Deus. Reação dos judeus e processo contra Paulo. 12 Sendo Galião governador da Acaia, os judeus de comum acordo se revoltaram contra Paulo e o levaram ao tribunal. 13 Diziam: “Este homem induz o povo a prestar a Deus um culto contra a Lei”. 14 Paulo ia começar a falar, quando Galião disse aos judeus: “Se se tratasse de algum delito ou crime grave, ó judeus, eu vos escutaria com paciência. 15 Mas se a questão gira em torno de doutrinas e de vossa própria Lei, resolvei-a vós mesmos! Desse assunto não quero ser juiz”. 16 E assim os pôs fora da sala do tribunal. 17 Então todos agarraram Sóstenes, chefe da Sinagoga, e lhe deram uma surra diante do tribunal. Galião nem se incomodou com isso. 18 Paulo ficou ainda algum tempo em Corinto. Depois se despediu dos irmãos e embarcou para a Síria, acompanhado de Priscila e Áquila. Mas antes, em Cêncreas, cortou sua cabeleira porque havia feito um voto.


Salmo: Sl 46(47),2-3.4-5.6-7 (R/. 8a)

R.: Deus é o rei de toda a terra!

2 Povos todos, batei palmas,  aclamai a Deus com júbilo; 3 pois o Altíssimo é terrível,  grande rei por toda a terra.

4 Submeteu-nos os países,  pôs nações aos nossos pés; 5 escolheu a nossa herança:  ama a glória de Jacó.

ama a glória de Jacó. 6 Deus subiu por entre vivas,  em seu trono está sentado. 7 Tocai para Deus, tocai;  tocai para o Rei, tocai!

 

Evangelho: Jo 16,20-23a

20 Eu vos afirmo e esta é a verdade: chorareis e gemereis, enquanto o mundo se alegrará. Vós estareis na tristeza; mas vossa tristeza se converterá em alegria. 21 Quando a mulher está para dar à luz, fica triste, porque está chegando a sua hora; porém, nascida a criança, não lembra mais as dores, na alegria de ter vindo um homem ao mundo. 22 Também vós estais tristes agora, mas eu vos tornarei a ver e vosso coração se alegrará, e ninguém poderá tirar vossa alegria. 23 Assim também naquele dia não me perguntareis mais nada.

Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2020 - Ano A - São Lucas, Brasília, Edições CNBB, 2018.

Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola, 2016

 

Boa Nova para cada dia

“... hei de ver-vos novamente, e vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria”. (Jo 16,22bc).

                Ontem terminamos nossa meditação sobre o Evangelho com sentimentos de alegria porque Jesus ressuscitou e com Sua Ressurreição afastou todos os temores e tristezas dos discípulos.

                Hoje retomamos este pensamento.

                Mas precisamos prestar atenção ao verdadeiro sinal de vitória de Jesus contra seus inimigos, contra a morte, contra toda tristeza de quem supunha, como os discípulos, que teriam perdido Jesus para sempre.

                Precisamos ouvir na Liturgia de hoje estas palavras de Jesus:

                “...ninguém vos poderá tirar a vossa alegria”.

                Sintamos, portanto, em nosso íntimo, e manifestemos exteriormente esta alegria de estarmos com Jesus Ressuscitado. Esta alegria é a que Jesus dá e a que ninguém pode tirar. Não é, portanto, um tipo qualquer de alegria. É uma alegria única, aquela, que na verdade, somente pode se chamar “alegria”.

                Deus não nos salva dando-nos tristeza.

                Deus nos salva inundando-nos a alegria de Jesus Cristo Ressuscitado.


Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma