voltar Liturgia diária 04/12/2020 Sexta-feira - 1ª Semana do Advento

“Vós acreditais que Eu posso fazer isto?” (Mt 9,28).

 

              Quando Jesus fez esta pergunta aos dois cegos que gritavam por Ele, pedindo-Lhe a cura, eles responderam: “Sim, Senhor”.

              Mas como aqueles cegos podiam ter tanta certeza quanto a este poder de Jesus?

              Notemos que antes tinham chamado Jesus como ‘Filho de Davi’. Seria só por isso que Jesus podia curar os cegos?

              Mas devemos voltar ao passado e entrar na cultura judaica daqueles cegos. Para eles o ‘Filho de Davi’ era o Messias, que, conforme os profetas no passado, introduziria na história de Israel um tempo novo, em que também os cegos seriam curados (Is 29,18s). Mais do que isto, como ‘Filho de Davi’, Jesus tinha o poder de curar os coxos, paralíticos, leprosos e até mesmo ressuscitar os mortos, como de fato fez. Disto, supomos, aqueles cegos terão tido notícia.

 

              Nós nos admiramos que aqueles cegos pudessem reconhecer no ‘Filho de Davi’ o poder de curar cegos. Mas para São Mateus, neste Evangelho, o mais importante deste fato, é que Jesus é chamado e reconhecido como o Messias, precisamente porque chamado como ‘Filho de Davi’. São Mateus não relatou este fato somente para completar seu Evangelho. Ele o narrou para que seus leitores soubessem que Jesus era o Messias, o ‘Filho de Davi’. E os leitores de São Mateus eram judeus. Foi para eles que este Evangelho foi escrito primeiro.

 

              Quando Jesus perguntou aos cegos: “Vós acreditais que Eu posso fazer isto?”, queria fazer esta pergunta com outras palavras: “Vós acreditais que eu sou o Messias de Israel, prometido pelos profetas?”. São Mateus não inclui esta pergunta em seu Evangelho. Porém era precisamente isto que tinha em mente.

              Os cegos, respondendo: “Sim, Senhor”, estavam declarando: “nós cremos que sois o prometido Messias de Israel”. Em Jesus depositaram sua fé, e por sua fé foram salvos.

 

              Nós temos fé em Jesus. Podemos e somos salvos por Ele. De nossas enfermidades espirituais e até também das físicas. Ele veio para nós, e Nele vemos nosso Salvador.

 

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma