voltar Liturgia diária 11/07/2020 Sábado - 14ª Semana do Tempo Comum - Ano par

Primeira Leitura: Is 6,1-8

1 No ano da morte  do rei Ozias, vi o Senhor Javé sentado sobre um elevado trono; seu manto enchia o Santuário; 2 serafins mantinham-se sobre ele, tendo cada um seis asas: duas para cobrir a face, duas para cobrir os pés, duas para voar. 3 E clamavam uns aos outros, dizendo:  “Santo, santo, santo é Javé dos exércitos.  Sua glória enche toda a terra”. 4 Os umbrais da porta vibravam à voz do clamor, e o Templo se enchia de fumaça. 5 Disse eu:  “Ai de mim! Perdido estou!  Pois sou homem de lábios impuros,  habito entre um povo de lábios imundos  e meus olhos viram o Rei, Javé dos exércitos”. 6 Um dos serafins voou para mim, com uma brasa na mão, tirada do altar com uma tenaz. 7 Tocou-me a boca com a brasa e disse:  “Isto tocou teus lábios:  teu pecado se dissipou,  tua iniquidade foi expiada”. 8 E ouvi a voz do Senhor, dizendo:  “Quem enviarei?  Quem será o nosso mensageiro?”.


Salmo: Sl 92(93),1ab.1c-2.5 (R/. 1a)

R.: O Senhor se vestiu de majestade!

1 O Senhor se vestiu de majestade,  revestiu-se, cingiu-se de poder;  sim, o Senhor reina!

1c Firmaste o mundo, e o mundo não se abala; 2 teu trono é firme desde a eternidade,  existes desde sempre.

5 Teus testemunhos são dignos de fé,  a santidade brilha em tua casa  pelos tempos afora.

 

Evangelho: Mt 10,24-33

24 Nenhum discípulo está acima do mestre, e nenhum empregado acima do patrão. 25 Basta que o discípulo se torne como o mestre e o empregado como o patrão. Se chamaram Beelzebul ao dono da casa, darão nomes piores aos membros de sua família. 26 Por isso não tenhais medo deles! Nada há de oculto que não seja revelado, e nada há de secreto que não se venha a saber. 27 O que vos falo na escuridão da noite, dizei-o em plena luz; e o que ouvis em segredo, proclamai-o sobre os terraços. 28 Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, temei aquele que pode fazer a alma e o corpo morrerem na geena. 29 Não se vendem dois passarinhos por um centavo? Entretanto nenhum deles cai ao chão sem permissão do vosso Pai! 30 Quanto a vós, até os cabelos de vossa cabeça estão contados! 31 Não tenhais medo, então. Valeis mais do que muitos passarinhos. 32 Portanto, todo aquele que se declarar por mim diante dos homens, eu também me declararei por ele diante de meu Pai que está nos céus; 33 mas aquele que me renegar diante dos homens, também eu o renegarei diante de meu Pai que está nos céus.

Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola, 2016

 

Boa Nova para cada dia

“O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados!”. (Mt 10,27).

                Hoje, como nos dias anteriores, Jesus adverte seus discípulos sobre as contrariedades e perseguições que encontrarão porque cumprirão as missões que ele lhes der.

                Mais que contrariedades e perseguições, os discípulos devem estar dispostos até mesmo a dar a vida pelo Mestre. É desta questão que se ocupa o Evangelho de hoje.

                Jesus sabe que ele mesmo terá que dar sua vida como consequência de sua obediência ao Pai.

                Ele também experimentará temor na agonia do Monte das Oliveiras. Mas sabe que o Pai o ressuscitará.

                Se com ele isto vai acontecer, o mesmo vai acontecer com os discípulos. Um dia terão que dar a vida por Jesus.

                Ele então os consola dizendo que não tenham medo dos que matam o corpo, mas nada podem fazer contra a alma imortal que Deus vai restituir ao corpo no dia em que eles ressuscitarem.

                Uma vez certos disto, os discípulos não devem temer nada.

                Se um dia Jesus teve que ensiná-los em segredo para não ser perturbado pelos espiões dos fariseus e saduceus, os discípulos, quando forem enviados em missão por Jesus, devem deixar claro o que Jesus ensinou, custe o que custar, sem segredo algum.

                Deverão dizer tudo à luz do dia.

                Mais ainda: o que Jesus lhes falou em segredo, eles deverão propalar sobre os telhados.

                Ora, esta era a atitude mais ousada que os discípulos de Jesus podiam tomar.

                Os fariseus e saduceus, os mestres da Lei, os anciãos do povo e os sumos sacerdotes não aceitariam isto. E os discípulos teriam que pagar o preço por esta ousadia mandada por Jesus.

                E foi isto o que aconteceu: depois da morte de Jesus. São Pedro e São João Evangelista foram presos e açoitados por ordem dos sumos sacerdotes.

Diz At 6,40-41:

                Chamaram então os apóstolos, mandaram açoitá-los, proibiram que eles falassem em nome de Jesus, e depois os soltaram.

Os apóstolos saíram do Conselho, muito contentes, por terem sido considerados dignos das injúrias, por causa do nome de Jesus.

                Vemos, portanto, que a advertência feita por Jesus em Mt 10,27 começava a tornar-se realidade. E um dia, depois de ressuscitado, Jesus profetizará a morte de São Pedro na cruz (Jo 21,19).

                Pensemos nas consequências de nossa adesão a Jesus Cristo.

                Será que ele vai nos pedir sofrimentos como os de seus discípulos?

                Se nos pedir, sejamos alegres como eles, por merecermos esta prova de amor privilegiado de Jesus por nós.

                Foram assim privilegiados todos os mártires que em perseguições contra a Igreja de Jesus Cristo deram sua vida pela fé.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma