voltar Liturgia diária 31/03/2020 Boa Nova para Cada Dia - Terça-Feira da 5ª Semana da Quaresma - Ano par

Primeira Leitura: Nm 21,4-9

4Partiram, então, da montanha de Hor, na direção do mar Vermelho, para contornar o país de Edom. O povo impacientou-se com esse trajeto, 5 e falou contra Deus e contra Moisés: “Por que nos tirastes do Egito, para morrermos no deserto? Não há pão, nem água, e estamos enjoados deste miserável alimento”. 6Então Javé mandou contra o povo serpentes abrasadoras, cujas picadas queimavam como fogo, que os morderam; e morreram muitos em Israel. 7O povo veio ter com Moisés e disse: “Pecamos porque falamos contra Javé e contra ti. Intercede junto a Javé, a fim de que Ele afaste de nós estas serpentes”. Moisés intercedeu pelo povo. 8E Javé disse a Moisés: “Faze uma serpente e coloca-a sobre uma haste; aquele que for mordido e olhar para ela, viverá”. 9 Fez Moisés uma serpente de bronze e colocou-a sobre uma haste; quem a contemplasse, após a picada de uma serpente, viveria.


Salmo: Sl 101(102),2-3.16-18.19-21(R./ 2)

R.: Presta ouvido, Senhor, à minha súplica; possa chegar a ti o meu clamor!

2Presta ouvido, Senhor, à minha súplica; possa chegar a ti o meu clamor! 3Não escondas de mim a tua face no dia angustiado em que me encontro. Inclina para mim o teu ouvido; atende-me depressa, que eu te invoco!

16Mas as nações, Senhor, temam teu nome, todos os reis da terra, a tua glória. 17Quando o Senhor reconstruir Sião e no seu esplendor aparecer. 18Quando houver atendido aos degredados, já não mais desprezando as suas súplicas.

19Escreva-se isto para os que hão de vir: pois louvará a Deus um novo povo. 20Olha o Senhor do seu excelso templo, das alturas do céu contempla a terra, 21para ouvir os lamentos dos cativos, para livrar da morte os condenados.

 

Evangelho: Jo 8,21-30

21Ele lhes falou novamente: “Eu vou e vós me procurareis; entretanto morrereis no vosso pecado. Vós não podeis ir para onde eu vou”. 22Os judeus comentavam: “Será que ele quer se suicidar? Se não, como diz: ‘Vós não podeis ir para onde eu vou?’”. 23E Jesus insistia: “Vós sois cá de baixo, eu sou lá do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. 24 Já vos disse: morrereis nos vossos pecados se não crerdes que Eu sou”. 25Interromperam-no: “Afinal, quem és tu?”. Jesus continuou: “Desde o começo estou dizendo quem eu sou. 26Tenho muita coisa a dizer a respeito de vós e muito a condenar, mas aquele que me enviou é veraz e eu falo, no mundo, o que dele ouvi”. 27Não entenderam que era do Pai que ele lhes falava. 28Jesus afirmou: “Quando tiverdes levantado o Filho do homem, então sabereis que ‘Eu sou’, e nada faço por mim mesmo; mas falo assim como o Pai me ensinou. 29E quem me enviou está comigo, e não me deixou só, porque sempre faço o que lhe agrada”. 30Depois de ter falado isto, muitos creram nele.


Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2019 - Ano C - São Lucas, Brasília, Edições CNBB, 2018.

Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola, 2016

 

“Eu parto e vós me procurareis, mas morrereis no vosso pecado.

                Para onde vou vós não podeis ir”. (Jo 8,21).

 

                Nestas poucas palavras Jesus revelou aos fariseus, que o matariam, como eles não teriam acesso à Salvação que Ele trouxe como Filho de Deus, porque não creram nele. E disse mais: quando Jesus ressuscitado voltará ao Pai. Para o Pai aqueles judeus não irão jamais.

                Pensemos brevemente nesta ameaça de Jesus aos fariseus.

                Eles tiveram culpa por não aceitarem Jesus.

                Apegaram-se a suas ideias fixas, a suas desculpas religiosas, à dureza de seus corações.

                Não amaram Jesus Cristo porque se recusaram a conhecê-lo melhor.

                Não amaram Jesus Cristo porque não amavam, como deviam, a Deus Pai. Viveram na ilusão do saber sem amor, da autossalvação sem a misericórdia de Deus. Por fim, condenaram-se: “Para onde vou vós não podeis ir”.

                O tempo da Quaresma nos incomoda em nossas ilusões sobre nosso modo de amar a Deus e a Seu Filho, de amar a Igreja, a comunidade dos filhos de Deus. Incomoda nosso modo de amar ao próximo. Não nos deixa iludidos.

                Isto quer dizer que o Espírito Santo está agindo dentro de nós, movendo-nos à conversão nestes e em outros pontos de nossa vida de fé.

                Ouçamos o que o Espírito Santo de Deus nos fala.

                Deixemos que nos repreenda, porque aqui está o sinal do amor de Deus por nós. Deus Pai repreende seus filhos porque os ama.

                Deixemos que assim o amor de Deus por nós nos envolva e converta.

                Mereceremos, então, a Vida Eterna que Jesus Cristo nos trouxe.

                Não esperemos a próxima Quaresma para introduzir tais mudanças em nossa vida.


Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma