voltar Liturgia diária 06/12/2019 Boa Nova para Cada Dia - Sexta-Feira da 1ª Semana do Advento - Ano par

Primeira Leitura: Is 29,17-24

17Não é verdade que daqui a breve tempo o Líbano será um vergel, e o vergel será uma floresta? 18Pois bem, naquele dia, surdos entenderão as palavras do livro; e, libertos da sombra das trevas, os olhos dos cegos verão. 19Os humildes se alegrarão em Javé, e os mais pobres exultarão no Santo de Israel 20porque o tirano não existirá mais, o zombador desaparecerá e os malfeitores serão exterminados: 21os que, pela palavra, acusam os outros; os que, à Porta, estendem uma rede ao juiz e fazem, sem razão, cessar a causa do justo. 22Por isso assim fala Javé, Deus da Casa de Jacó, e que resgatou Abraão: “Doravante Jacó não se envergonhará, e seu rosto não empalidecerá, 23porque verá minha ação entre eles e proclamará a santidade de meu Nome”. Proclamará a santidade do Santo de Jacó, temerá o Deus de Israel. 24Os espíritos transviados conhecerão a sabedoria e os que murmuram aprenderão o saber.

 

Salmo: Sl 26(27),1.4.13-14 (R/. 1a)

R.: Só Deus é minha luz e salvação: de quem teria medo?

1Só Deus é minha luz e salvação: de quem teria medo? É ele a proteção da minha vida; quem me fará tremer? 4Peço ao Senhor apenas uma coisa, uma só eu procuro: é habitar a casa do Senhor por toda a minha vida; gozar a suavidade do Senhor, contemplar o seu templo.

13Hei de ver a bondade do Senhor na terra dos que vivem! 14Espera no Senhor! Força e coragem! Espera no Senhor!

 

Evangelho: Mt 9,27-31

 

27 Saindo Jesus dali, seguiram-no dois cegos, gritando: “Tem pena de nós, Filho de Davi!”. 28Quando chegou à casa, aproximaram-se os cegos e Jesus lhes perguntou: “Credes que posso fazer isto?” “Sim, Senhor”, responderam eles. 29Tocou-lhes, então, nos olhos, dizendo: “Que vos seja feito conforme a vossa fé!”. 30E logo puderam enxergar. Mas Jesus lhes ordenou energicamente: “Tomai cuidado! Que ninguém saiba disso!”. 31Eles, contudo, mal saíram, espalharam a sua fama em toda aquela região.

 

Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2019 - Ano C - São Lucas, Brasília, Edições CNBB, 2018.

Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola, 2016

 

Boa Nova para cada dia

 

Tem piedade de nós, Filho de Davi (Mt 9,27b).

Aprendemos ontem que para entrarmos no Reino dos Céus devemos cumprir a vontade de Deus.

E hoje oração de abertura desta Eucaristia, a Coleta, diz:

Despertai, Senhor, vosso poder e vinde,

para que vossa proteção afaste os perigos

a que nossos pecados nos expõem

e a vossa salvação nos liberte.

É assim que iniciamos a missa, dizendo “Senhor”, com segurança e sem ofender a Deus. Não corremos este risco, advertidos como fomos na liturgia da palavra de ontem. Pois foi ontem que Jesus nos preveniu a não dizer em vão Senhor, Senhor, mas fazer a vontade de Deus para entrarmos em Seu Reino.

Fazemos a vontade de Deus quanto também lhe pedimos que Sua proteção nos afaste dos perigos que nossos pecados provocam. Sabemos, de fato, que desejamos somente fazer o que Deus quer, mas muitas vezes fazemos o que Deus não quer e o que nem nós mesmos queremos. A força do pecado ainda nos domina muitas vezes. Por isso hoje fazemos a oração de abertura desta Eucaristia com insistência.

O Evangelho da missa de hoje narra a cura de dois cegos por Jesus.

Antes de curá-los Jesus lhes perguntou: “Acreditais que eu possa fazer isso?” (Mt 9,28). Era a maneira de Jesus ter certeza de que os cegos confiavam Nele. Ora, os cegos confiavam tanto em Jesus como o oficial romano que lhe pedira para curar seu empregado, sem mesmo que Jesus fosse a sua casa (Mt 8,5-11). Aqueles cegos tinham ouvido falar de outros milagres de Jesus e por isso puseram toda confiança Nele.

Do mesmo modo, tendo feito a vontade de Deus e invocando Sua bondade, podemos chamar por Ele dizendo: Senhor, Senhor, ouve-nos. E em todas as nossas necessidades Deus nos ouvirá, cumprindo o que Jesus disse: "Peçam, e lhes será dado! Procurem, e encontrarão! Batam, e abrirão a porta para vocês!” (Mt 7,7).

 

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma