voltar Liturgia diária 25/05/2020 Boa Nova para Cada Dia - Segunda-Feira - 7ª Semana do Tempo da Páscoa - Ano Par

Primeira Leitura: At 19,1-8

1Enquanto Apolo se achava em Corinto, Paulo, depois de percorrer as regiões montanhosas, chegou a Éfeso e lá encontrou alguns discípulos. 2E perguntou-lhes: “Recebestes o Espírito Santo, quando abraçastes a fé?”. Eles responderam: “Mas nem sequer ouvimos dizer que existe um Espírito Santo”. 3Ele continuou: “Então, que batismo recebestes?”. Eles replicaram: “O batismo de João”. 4Paulo explicou: “João dava um batismo de conversão, dizendo ao povo que devia crer naquele que viria depois dele, isto é, em Jesus”. 5Ouvindo isto, foram batizados no nome do Senhor Jesus. 6E quando Paulo lhes impôs as mãos, o Espírito Santo desceu sobre eles e começaram a falar em diversas línguas e a profetizar. 7Eram ao todo cerca de doze pessoas. 8Paulo se apresentou na sinagoga. Por três meses, falou com toda a liberdade, discutindo e procurando convencer a respeito do Reino de Deus

 

Salmo: Sl 67(68), 2-3. 4-5ac. 6-7ab (R. 33a)

R.: Cantai, reinos da terra, ao vosso Deus!

2Ergue-se Deus, e foge o adversário; dispersa-se o inimigo ao ver-lhe a face. 3Como a fumaça no ar e a cera ao fogo, diante de Deus os ímpios se desfazem.

4Mas ante a sua face exulta o justo, rejubila-se e dança de alegria. 5acDizei salmos a Deus, cantai seu nome; o seu nome é Senhor, rejubilai-vos.

6Sim, no seu templo santo Deus habita, amparo da viúva e pai dos órfãos. 7Dá o Senhor um lar ao sem-família, abre ao cativo a porta da alegria.

 

Evangelho: Jo 16,29-33

29Os discípulos disseram: “Agora sim, falas claro e sem figuras! 30Agora vemos que conheces tudo e não precisas que ninguém te faça perguntas. Por isso, acreditamos que saíste de Deus”. 31 Jesus respondeu: “Credes agora? 32Eis que vem a hora — e já chegou — em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis sozinho. Mas eu não estou só, porque o Pai está sempre comigo. 33Eu vos estou dizendo isto para que tenhais a paz em mim. No mundo tereis aflições. Vós tereis de sofrer no mundo. Mas tende coragem! Eu venci o mundo”.


Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2019 - Ano C - São Lucas, Brasília, Edições CNBB, 2018.

Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola, 2016

 

“Tende coragem! Eu venci o mundo!” (Jo 16,33c).

 

                Antes que Jesus subisse ao céu e mandasse o Espírito Santo, os discípulos mal entendiam o que Ele dizia. Jesus se queixa várias vezes desta dificuldade de compreensão dos discípulos. Ele tinha razão, e os discípulos se confundiam ao constatarem suas dificuldades deste tipo.

                No entanto o Evangelho quer nos dizer algo importante: antes da vinda do Espírito Santo os discípulos eram incapazes de lembrar e entender certas lições que Jesus lhes dava (Jo 16,12). Mas depois que o dom do Espírito Santo lhes foi dado, não só se lembravam do que Jesus tinha dito como também entendiam aquelas coisas que lhes pareciam confusas.

                Saibamos agora por qual motivo este Evangelho foi escolhido como leitura de hoje. Estamos próximos da festa de Pentecostes, em que o Espírito Santo dado aos discípulos lhes dá todos os seus dons. São os dons de sabedoria, inteligência, ciência e discernimento que permitirão aos discípulos lembrar e entender tudo o que Jesus lhes disse.

                Nós, em nossos dias, somos os discípulos de Jesus. Recebemos dele o Espírito Santo com seus dons e seus frutos.

                Portanto hoje devemos meditar sobre os Dons do Espírito Santo: 1. Fortaleza, 2. Sabedoria; 3. Ciência; 4. Conselho; 5. Entendimento; 6. Piedade; 7. Temor de Deus.

                Também hoje devemos meditar sobre o Fruto do Espírito Santo, que já consideramos dias atrás, manifestos nestas expressões: 1. Amor; 2. Alegria; 3. Paz, 4. Longanimidade; 5. Benignidade; 6. Bondade; 7. Fidelidade; 8. Mansidão; 9. Domínio próprio (Gl 5,22-23).

                Imaginemo-nos como pessoas a quem Deus deu os Dons e o Fruto do Espírito Santo. Pessoas assim são aquelas que chamamos de “santos/santas”, pois tudo em suas vidas acontece sob a inspiração e poder do Espírito Santo.

                Se Jesus quis que todos nós chegássemos a tão grande grau de santidade, movidos pelo Espírito Santo, é porque Ele mesmo, Jesus, foi santo, impelido pelo Espírito Santo a fazer da vontade de Deus Pai seu alimento (Jo 4,34).

                Jesus venceu o mundo primeiro enfrentando o tentador no deserto (Lc 4,1-14) e depois, permanecendo fiel à vontade de Deus no momento em que, em sua agonia no Monte das Oliveiras, fez esta oração: “Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres” (Mt 26,39). O medo da morte foi como que uma tentação a Jesus. Ele ainda venceu a opinião de São Pedro, que no desespero da prisão de Jesus decepou a orelha de Malco. Foi nesse instante que Jesus disse: “não beberei, porventura, o cálice que o Pai me deu?” (Jo 18,11b).

               Quando Jesus disse: “Tende coragem! Eu venci o mundo!” (Jo 16,33c), não estava fazendo uma afirmação vazia. Ele falava com a autoridade de quem enfrentou as tentações e as venceu. Portanto Ele é para nós fonte de segurança em todas as tentações do mundo.

                Confiemos em Jesus no momento em que vivemos, e se por acaso grandes tentações nos atormentam, fixemos o olhar Nele como vencedor, e Lhe peçamos a força que Ele tem para nos dar.


Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma