Pesquisa em educação - Vol. IV

Autores:
A pesquisa-ação crítica rompe com a linearidade da relação pesquisador-(sobre)-sujeito de pesquisa e incorpora a relação dialética entre pesquisadores-sujeitos e sujeitos-pesquisadores. Este livro realiza uma tessitura entre diferentes feições que essa forma de pesquisar com os sujeitos pode assu... Ver mais

Sinopse

A pesquisa-ação crítica rompe com a linearidade da relação pesquisador-(sobre)-sujeito de pesquisa e incorpora a relação dialética entre pesquisadores-sujeitos e sujeitos-pesquisadores. Este livro realiza uma tessitura entre diferentes feições que essa forma de pesquisar com os sujeitos pode assumir. Os autores partem do pressuposto de que a pesquisa educacional precisa integrar-se aos sujeitos da prática e aos contextos em que vivem esses sujeitos. Os fenômenos estudados abordam diferentes dimensões da realidade educativa: a formação de gestores públicos e de professores da educação especial; o potencial dos saberes pedagógicos na ajuda aos professores para criarem novas possibilidades de articular o ser e o estar na docência, novas relações com o saber da docência, novos significados à sua profissão; a pesquisa-ação como espaço formativo propiciador de diálogos entre professores; destaque à dimensão pedagógica na elaboração de um orçamento participativo; pesquisa-ação e mídias no desenvolvimento profissional do professor – no caso, pesquisador de educação física. Esses temas são uma amostra das possibilidades, da fertilidade e da abrangência da pesquisa-ação na vertente crítico-colaborativa para a compreensão dos sujeitos envolvidos.

Características

Título:
Pesquisa em educação - Vol. IV
Subtítulo:
Volume IV - A pesquisa-ação em diferentes feições colaborativas
Autor:
Selma Garrido Pimenta;  Maria Amélia Santoro Franco; 
Dimensões:
16.00cm x 23.00cm x 1.10cm
Peso:
280g
Edição:
1
Data de Publicação:
20/08/2018
ISBN:
9788515045327
Páginas:
184
Código:
3.0001.00.15.476