Pesquisa em educação - Vol. IV
A pesquisa-ação crítica rompe com a linearidade da relação pesquisador-(sobre)-sujeito de pesquisa e incorpora a relação dialética entre pesquisadores-sujeitos e sujeitos-pesquisadores. Este livro realiza uma tessitura entre diferentes feições que essa forma de pesquisar com os sujeitos pode assu...
Ver mais
Sinopse
A pesquisa-ação crítica rompe com a linearidade da relação pesquisador-(sobre)-sujeito de pesquisa e incorpora a relação dialética entre pesquisadores-sujeitos e sujeitos-pesquisadores. Este livro realiza uma tessitura entre diferentes feições que essa forma de pesquisar com os sujeitos pode assumir.
Os autores partem do pressuposto de que a pesquisa educacional precisa integrar-se aos sujeitos da prática e aos contextos em que vivem esses sujeitos.
Os fenômenos estudados abordam diferentes dimensões da realidade educativa: a formação de gestores públicos e de professores da educação especial; o potencial dos saberes pedagógicos na ajuda aos professores para criarem novas possibilidades de articular o ser e o estar na docência, novas relações com o saber da docência, novos significados à sua profissão; a pesquisa-ação como espaço formativo propiciador de diálogos entre professores; destaque à dimensão pedagógica na elaboração de um orçamento participativo; pesquisa-ação e mídias no desenvolvimento profissional do professor – no caso, pesquisador de educação física. Esses temas são uma amostra das possibilidades, da fertilidade e da abrangência da pesquisa-ação na vertente crítico-colaborativa para a compreensão dos sujeitos envolvidos.
Características
- Título:
- Pesquisa em educação - Vol. IV
- Subtítulo:
- Volume IV - A pesquisa-ação em diferentes feições colaborativas
- Dimensões:
- 16.00cm x 23.00cm x 1.10cm
- Peso:
- 280g
- Edição:
- 1
- Data de Publicação:
- 20/08/2018
- ISBN:
- 9788515045327
- Páginas:
- 184
- Código:
- 3.0001.00.15.476