Cyberbullying contra professores

Autores:
  • Antônio Alvaro Soares Zuin
Um dos problemas cruciais na esfera das relações pedagógicas é o cyberbullying. Dada a crescente manifestação da violência no âmbito escolar e nas redes sociais, essa temática é de grande atualidade e de extrema relevância para a área educacional. A questão do cyberbullying precisa ser abordada e... Ver mais

Sinopse

Um dos problemas cruciais na esfera das relações pedagógicas é o cyberbullying. Dada a crescente manifestação da violência no âmbito escolar e nas redes sociais, essa temática é de grande atualidade e de extrema relevância para a área educacional. A questão do cyberbullying precisa ser abordada e enfrentada pela sociedade em geral e pelos educadores em particular. O presente livro poderá ser um subsídio precioso para o conhecimento, a avaliação e o tratamento desse problema por parte dos profissionais da educação. Neste momento de cultura digital e de “concentração dispersa”, na expressão do autor, pode-se ressignificar e se revitalizar a própria autoridade do professor, já que a prática do cyberbullying vem se tornando foco violentíssimo da capacidade de concentração dos alunos contra os professores.

Sobre o Autor

Antônio Alvaro Soares Zuin

Professor-Titular do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. Possui Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1989), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1993), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998), com Estágio Doutoral na Universidade Johann Wolfgang von Goethe, Alemanha (Bolsa do DAAD - Serviço alemão de intercâmbio acadêmico) e Pós-Doutorados em Filosofia da Educação pela Universidade de Leipzig, Alemanha, com bolsas CAPES e FAPESP e Psicologia da Educação pela Universidade de York, Inglaterra, com bolsas FAPESP e CAPES. Foi Chefe do Departamento de Educação da UFSCar no período de agosto de 2000 a setembro de 2002 e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar no período de dezembro de 2010 a agosto de 2011. No período de setembro de 2011 a maio de 2013 foi vice-Coordenador do mesmo programa de pós-graduação. Recebeu vários recursos da FAPESP, tais como auxílio para pesquisa, auxílio para publicação de livro, bolsas de iniciação científica, mestrado, doutorado, pós-doutorado e auxílio para a realização de congressos internacionais. Foi Coordenador dos 24 Comitês Científicos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) durante o período de outubro de 2010 a outubro de 2012. É Editor-Associado da revista: "Educação e Sociedade" (CEDES/UNICAMP) e membro do conselho editorial da revista "Pädagogische Korrespondenz" (Frankfurt am Main, Alemanha). Recebeu o prêmio de menção honrosa, referente ao 5o. Prêmio ABEU 2019 (evento promovido pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias), pela publicação do livro: "Publique, apareça ou pereça: produtivismo acadêmico, pesquisa administrada e plágio nos tempos da cultura digital", que foi escrito em parceria com Lucídio Bianchetti e Obdália Ferraz. É bolsista-pesquisador do CNPq desde 2003, Assessor da FAPESP desde 2000 e da CAPES desde 2012. No período de janeiro de 2014 a março de 2015 foi professor-visitante do Departamento de Educação da Universidade de York, Inglaterra, por meio dos programas de Intercâmbio com Grupos de Pesquisa do Exterior promovido pela FAPESP (BPE) e do programa Estágio Sênior no Exterior promovido pela CAPES. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Cyberbullying, Novas Tecnologias, Violência e Educação.

Características

Título:
Cyberbullying contra professores
Subtítulo:
Dilemas da autoridade dos educadores na era da concentração dispersa
Autor:
Antônio Alvaro Soares Zuin; 
Dimensões:
14.00cm x 21.00cm x 1.00cm
Peso:
200g
Edição:
1
Data de Publicação:
24/08/2017
ISBN:
9788515044610
Páginas:
168
Código:
3.0001.00.15.149