Condição humana e educação do amor-próprio em Jean-Jacques Rousseau

Autores:
  • Claudio Almir Dalbosco
Jean-Jacques Rousseau é tido como fundador da pedagogia moderna e, certamente, figura entre os pensadores mais importantes da modernidade filosófica. Pensador paradoxal, detentor de espírito penetrante e capacidade arguta de observação, investigou minuciosamente várias dimensões do conhecimento h... Ver mais

Sinopse

Jean-Jacques Rousseau é tido como fundador da pedagogia moderna e, certamente, figura entre os pensadores mais importantes da modernidade filosófica. Pensador paradoxal, detentor de espírito penetrante e capacidade arguta de observação, investigou minuciosamente várias dimensões do conhecimento humano, como filosofia, arte, psicologia, botânica e educação. No presente livro o autor procura estudar problemas de fronteira entre filosofia e educação, tendo como referência sobretudo o Segundo Discurso e o Émile de Rousseau. O ponto de partida é a existência de uma imbricação profunda entre teoria educacional e antropologia filosófica. Deixando-se inspirar em interpretações atuais do pensamento de Rousseau, como a do pensador americano Frederick Neuhouser e do alemão Axel Honneth, defende que é Rousseau, e não mais Hegel, o fundador da moderna teoria do reconhecimento.

Sobre o Autor(es)

Claudio Almir Dalbosco

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1990), especialização em Epistemologia das Ciências Sociais pela Universidade de Passo Fundo (1992), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996), doutorado em Filosofia pela Universität Kassel - Alemanha (2001), pós-doutorado pelo Núcleo Direito e Democracia (NDD) do CEBRAP (2013). Professor titular da Universidade de Passo Fundo, atuando no curso de Filosofia e no PPG em Educação e pesquisador do CNPq. Atualmente é coordenador do PPGEDU/UPF e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (SOFIE). Orienta em mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Filosofia, Ontologia e Teoria do Conhecimento; na àrea da Pedagogia, em Ética Pedagógica e Filosofia da Educação. Eixos temáticos de investigação: Iluminismo e pedagogia, com ênfase em Rousseau e Kant; formação humana, cuidado de si, reconhecimento e pensamento pós-metafísico, com ênfase em G. H. Mead, Jürgen Habermas, Michel Foucault e Axel Honneth. Conceitos nucleares: racionalidade, ação humana, ação pedagógica, formação pedagógica, reconhecimento, educação natural, liberdade moral e maioridade. 

Características

Título:
Condição humana e educação do amor-próprio em Jean-Jacques Rousseau
Autor:
Claudio Almir Dalbosco; 
Dimensões:
16.00cm x 23.00cm x 1.80cm
Peso:
416g
Edição:
1
Data de Publicação:
20/07/2016
ISBN:
9788515043880
Páginas:
280
Código:
3.0001.00.14.795