
Condição humana e educação do amor-próprio em Jean-Jacques Rousseau
Jean-Jacques Rousseau é tido como fundador da pedagogia moderna e, certamente, figura entre os pensadores mais importantes da modernidade filosófica. Pensador paradoxal, detentor de espírito penetrante e capacidade arguta de observação, investigou minuciosamente várias dimensões do conhecimento h...
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Sinopse
Jean-Jacques Rousseau é tido como fundador da pedagogia moderna e, certamente, figura entre os pensadores mais importantes da modernidade filosófica. Pensador paradoxal, detentor de espírito penetrante e capacidade arguta de observação, investigou minuciosamente várias dimensões do conhecimento humano, como filosofia, arte, psicologia, botânica e educação.
No presente livro o autor procura estudar problemas de fronteira entre filosofia e educação, tendo como referência sobretudo o Segundo Discurso e o Émile de Rousseau. O ponto de partida é a existência de uma imbricação profunda entre teoria educacional e antropologia filosófica. Deixando-se inspirar em interpretações atuais do pensamento de Rousseau, como a do pensador americano Frederick Neuhouser e do alemão Axel Honneth, defende que é Rousseau, e não mais Hegel, o fundador da moderna teoria do reconhecimento.
Características
- Título:
- Condição humana e educação do amor-próprio em Jean-Jacques Rousseau
- Autor:
- Claudio Almir Dalbosco;
- Dimensões:
- 16.00cm x 23.00cm x 1.80cm
- Peso:
- 416g
- Edição:
- 1
- Data de Publicação:
- 20/07/2016
- ISBN:
- 9788515043880
- Páginas:
- 280
- Código:
- 3.0001.00.14.795