Login  |   Cadastre-se   |   Fale Conosco  |   Trabalhe Conosco  |   Ajuda             Youtube  

19 de junho de 2019
Carrinho Vazio
Você está em: Home >> Liturgia Diária


Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Liturgia do dia 09/03/2019


Leituras
Is 58,9b-14
Sal 85(86),1-2.3-4.5-6 (R/. 11a)
Lc 5,27-32

Sábado depois das Cinzas

Sábado


Primeira Leitura:Is 58,9b-14

9bSe excluíres de ti o jugo, as ameaças e as tramas de injustiça, 10 se deres pão ao faminto e saciares a fome torturante, tua luz se erguerá nas trevas e tuas sombras se tornarão meio-dia. 11 Javé te guiará constantemente e nos desertos ele te saciará. Ele te dará vigor e serás como um jardim regado, como uma fonte de água, de águas inesgotáveis. 12Construirás de novo as ruínas antigas, edificarás nas fundações anteriores. Serás chamado Reparador das brechas, Restaurador das moradas em ruínas. 13 Se te absténs de conculcar o sábado e de tratar de negócios no dia santo; se chamas o sábado: “Delicioso, e Venerável o dia consagrado a Javé”; se o veneras, evitando as viagens e os tratos e conversas de negócios, 14 então acharás tuas delícias em Javé, guiar-te-ei em triunfo sobre as alturas do país. Eu te nutrirei com a herança de teu pai Jacó, porque a boca de Javé falou.



Salmo: Sl 85(86),1-2.3-4.5-6 (R/. 11a)

R.: Ensina-me, Senhor, os teus caminhos.

1Oração; de Davi. Inclina o ouvido, escuta-me, Senhor, porque me vejo pobre e desvalido! 2Porque te sou fiel, guarda a minh’alma;confio em ti, Senhor, salva o teu servo!

3Tem compaixão de mim: és o meu Deus; clamo por ti, Senhor, o dia inteiro. 4Traze alegria à alma do teu servo, pois ergo a ti, Senhor, meu coração.

5 Senhor, és bom e pronto a perdoar, cheio de amor por todos que te invocam. 6Ouve com atenção a minha prece; escuta a minha voz, que te suplica.



Evangelho: Lc 5,27-32

27Depois disto ele saiu, reparou num cobrador de impostos que se chamava Levi, sentado à sua mesa de cobrança, e lhe disse: “Segue-me!”. 28E, deixando tudo, ele se levantou e começou a segui-lo. 29Levi ofereceu-lhe então um grande banquete em sua casa. Era numerosa a participação de cobradores de impostos e outras pessoas, que estavam à mesa com ele. 30Os fariseus e mestres da lei começaram a murmurar e dizer aos discípulos de Jesus: “Por que comeis e bebeis com os cobradores de impostos e outra gente de má vida?”. 31Mas Jesus lhes respondeu: “Não são os homens de boa saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. 32Não vim chamar os justos, mas os pecadores para a conversão”.



Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2019 - Ano C - São Lucas, Brasília, Edições CNBB, 2018.

Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola, 2016.



Boa Nova para cada dia

Levi lhe ofereceu um grande banquete em sua casa (Lc 5,29).

Aqui está uma passagem do Evangelho em que Jesus, que vai à sua Paixão e Morte, mostra alegria em cumprir a missão recebida de Deus Pai.

Jesus, no banquete dado por Levi, se alegra por estar no meio dos pecadores e não se incomoda com a “reprimenda” que os fariseus se sentem no “direito” de Lhe fazer.

E Jesus responde naturalmente, do seu ponto de vista, por qual motivo toma refeições com os pecadores: é precisamente para salvá-los, pois Ele tem este Poder que lhe foi dado pelo Pai.

Nunca nos esqueçamos: se Jesus mesmo não fosse ao encontro dos pecadores, os fariseus e outros iriam? Pelo contrário! Os pecadores ficariam entregues à própria sorte e morreriam condenados. Deus, que é Pai de justos e pecadores, quer salvá-los a todo custo, e isto, porque ama suas criaturas. Pensemos nisto hoje com mais profundidade.



Autor:
 Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma





Preencha seus dados abaixo e receba as novidades da Loyola.
Nome:
E-mail:
  
Sobre a Edições Loyola | Serviços Gráficos | Fale Conosco | Distribuidores e representantes | Revista Mensageiro | Liturgia Diária | Eventos | Política de Vendas | Política de Privacidade

Rua: Mil Oitocentos e Vinte e Dois, 341 - Ipiranga
CEP: 04216-000 - São Paulo - SP
Tel.: 11 3385-8500 | 2063-4275 | 3385-8501
Formas de Pagamento
Acompanhe
Youtube  
Certificados
© 2011 Edições Loyola . Todos os direitos reservados
Visualize este site com resolução mínima de 1024 x 768
DesignbyC10