Login  |   Cadastre-se   |   Fale Conosco  |   Trabalhe Conosco  |   Ajuda             Youtube  

19 de junho de 2019
Carrinho Vazio
Você está em: Home >> Liturgia Diária


Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Liturgia do dia 08/03/2019


Leituras
Is 58,1-9a
Sl 50(51),3-4.5.6a.18-19 (R/. 19b)
Mt 9, 14-15

6ª-feira depois das Cinzas

Sexta-Feira


Primeira Leitura:Is 58,1-9a

1Clama a plena voz, sem medo, eleva tua voz como trombeta! Revela a meu povo o seu crime, e à casa de Jacó seus pecados. 2Buscam-me dia após dia, desejam conhecer meus caminhos, como nação que praticasse a justiça sem se esquecer o direito de seu Deus. De mim reclamam leis justas, querem aproximar-se de Deus. 3 “Por que não vês quando jejuamos e por que ignoras quando afligimos nossas almas?” Eis, nos dias de jejuar, tratais de negócios e oprimis os vossos operários. 4 Jejuais na disputa e querela, e a golpes de socos malvados. Para fazer ouvir vossa voz lá no alto não jejuareis do mesmo modo que hoje. 5Agradar-me-á jejum assim, um dia em que o homem se mortifica? Curvar a cabeça como um junco e deitar-se com saco e cinza? Tu chamas isso de jejum, de um dia agradável a Javé? 6É isto o jejum que me agrada: — oráculo de Javé —: romper as cadeias injustas, desligar os liames do jugo; tornar livres os oprimidos, quebrar todos os jugos; 7 repartir o pão com o faminto, acolher em tua casa os pobres sem abrigo, vestir os desnudos e não desdenhar teu semelhante. 8Então tua luz romperá como a aurora, e tua ferida logo se curará; tua justiça andará diante de ti, e a glória de Javé atrás de ti. 9a Se clamares, Javé responderá, a teus apelos ele dirá: “Eis-me aqui!”.



Salmo:Sl 50(51),3-4.5.6a.18-19 (R/. 19b)

R.: Um coração contrito não desprezas! 

3Deus, tem pena de mim no teu amor, teu grande amor apague o meu pecado! 4Lava completamente a minha culpa, de toda iniquidade purifica-me!

5Pois eis, eu reconheço a minha falta, meu pecado está sempre à minha frente.

6aFoi contra ti somente que eu pequei e fiz o que era mau ante os teus olhos.

18Não te agradam, Senhor, os sacrifícios; meu holocausto tu rejeitarias. 19Uma alma abatida eu te ofereço: um coração contrito não desprezas!



Evangelho:Mt 9, 14-15

14Então, os discípulos de João chegaram perto de Jesus e perguntaram: “Por que motivo nós e os fariseus jejuamos tanto e os teus discípulos não jejuam?”. 15 Jesus respondeu: “Será que os convidados para um casamento podem ficar tristes, enquanto o esposo está com eles? Tempo virá em que o esposo lhes será arrebatado, e então jejuarão.



Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2019 - Ano C - São Lucas, Brasília, Edições CNBB, 2018.

Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola, 2016.



Boa Nova para cada dia

Dias virão ... em que lhes será tirado o noivo, e nesses dias hão de jejuar (Mt 9,15).

Mt 9,14-15 traz a pergunta dos discípulos de João Batista a Jesus: por que os discípulos de Jesus não jejuavam como eles e os fariseus?

Jesus aproveita a ocasião para dizer que enquanto Ele vive não há motivo para jejuar, mas só quando Ele morrer – subentende-se, sim. Afinal, porque não jejuavam os discípulos de Jesus?

Jesus responde: Ele é o noivo na festa de núpcias entre o Céu – Deus Pai, e a Terra – o Homem a ser salvo. A figura de noivo e das núpcias que fazem pazes e as afirmam entre as duas partes Jesus a toma do Antigo Testamento, sobre o relacionamento de Deus com o Povo Eleito (ver Os 1,2).

Jesus nesta fase “nupcial” com o Povo Eleito que Ele vai salvar, está rodeado por seus convidados especiais, que são seus discípulos. Como poderiam ficar jejuando em plena festa? A resposta que Jesus deu aos enviados de João Batista foi entendida: eles e João sabem que Jesus é o Messias que devia vir ao mundo. Isto é o que mais importa para Mt 9,15. No entanto, o dever de jejuar e fazer luto por sua morte persiste.

Nós, hoje, em pleno início de Quaresma, jejuamos e fazemos luto pela Paixão e Morte de Jesus, sendo nisto santificados para irmos com Ele para a Ressurreição.

 

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.





Preencha seus dados abaixo e receba as novidades da Loyola.
Nome:
E-mail:
  
Sobre a Edições Loyola | Serviços Gráficos | Fale Conosco | Distribuidores e representantes | Revista Mensageiro | Liturgia Diária | Eventos | Política de Vendas | Política de Privacidade

Rua: Mil Oitocentos e Vinte e Dois, 341 - Ipiranga
CEP: 04216-000 - São Paulo - SP
Tel.: 11 3385-8500 | 2063-4275 | 3385-8501
Formas de Pagamento
Acompanhe
Youtube  
Certificados
© 2011 Edições Loyola . Todos os direitos reservados
Visualize este site com resolução mínima de 1024 x 768
DesignbyC10