Login  |   Cadastre-se   |   Fale Conosco  |   Trabalhe Conosco  |   Ajuda             Youtube  

19 de junho de 2019
Carrinho Vazio
Você está em: Home >> Liturgia Diária


Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Liturgia do dia 06/03/2019


Leituras
Leituras: Jl 2,12-18
Sl 50(51),3-4.5-6a.12-13.14.17 (R/. cf. 3a)
2Cor 5,20-6,2
Mt 6,1-6.16-18 (A esmola, a oração e o jejum)

Quarta-Feira de Cinzas Dia de jejum e abstinência

Quarta-Feira


Primeira Leitura: Jl 2,12-18

12Mas ainda neste momento — oráculo de Javé — voltai a mim de todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e lamentos de penitência. 13Rasgai os vossos corações, e não as vossas vestes! Voltai para Javé, vosso Deus, porque ele é clemente e misericordioso, paciente e rico de graças. E ele se compadece das desgraças. 14Quem sabe se ele não voltará a ter de novo compaixão, deixando em sua passagem uma bênção que se transformará em oferenda sagrada e em sacrifício de libação para Javé, vosso Deus? 15Tocai a trombeta em Sião! Determinai um jejum sagrado,decretai uma solenidade, reuni o povo, 16 convocai a comunidade, congregai os anciãos, ajuntai as crianças, até os pequeninos que ainda mamam! Que o jovem esposo saia do seu quarto e a esposa, de sua câmara nupcial! 17Que entre o vestíbulo e o altar chorem os sacerdotes, ministros de Javé! Que eles digam: “Poupa, Javé, o teu povo! E não entregues a tua herança ao opróbrio, à zombaria das nações! Porque se haveria de dizer entre os povos: Onde está o Deus deles?”. 18Ora, Javé se deixou tomar por um veemente amor para com a sua terra, e poupou o seu povo.



Salmo: Sl 50(51),3-4.5-6a.12-13.14.17 (R/. cf. 3a)

R.: Deus, tem pena de mim no teu amor.

3Deus, tem pena de mim no teu amor, teu grande amor apague o meu pecado! 4Lava completamente a minha culpa, de toda iniquidade purifica-me!.

5Pois eis, eu reconheço a minha falta, meu pecado está sempre à minha frente. 6aFoi contra ti somente que eu pequei e fiz o que era mau ante os teus olhos.

12Um coração sem mancha cria em mim, renova em mim o espírito de força. 13Não me afastes, ó Deus, da tua face, teu espírito santo não me tires!

14Alegre-me de novo o teu auxílio, inspira-me uma pronta obediência.

17Eu te peço, Senhor, abre os meus lábios; proclame a minha boca o teu louvor!



Segunda Leitura: 2Cor 5,20-6,2

20Portanto temos o encargo de embaixadores em nome de Cristo, como se Deus mesmo vos exortasse por meio de nós. E nós vos suplicamos, em nome de Cristo: deixai-vos reconciliar. 21Aquele que estava isento do pecado, Deus o fez sacrifício pelo pecado por nós, para que por meio dele nos tornássemos justiça de Deus. 6 1Como nós colaboramos com ele, exortamo-vos a que não recebais em vão a graça de Deus. 2Pois ele disse: Na ocasião favorável, eu te ouvi. No dia da salva ção, eu venho em teu socorro. Eis a ocasião de todo em todo favorável; eis agora o dia da salvação.



Evangelho: Mt 6,1-6.16-18 (A esmola, a oração e o jejum)

1 Evitai praticar vossas boas obras diante dos homens para serdes notados por eles, porque assim não tereis recompensa da parte de vosso Pai que está nos céus. 2Quando, portanto, deres esmolas, não faças tocar a trombeta diante de ti, como procedem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, com o fim de serem aplaudidos pelos homens. Eu vos declaro esta verdade: já receberam a sua recompensa. 3Mas, quando deres esmola, não saiba tua mão esquerda o que faz a direita, 4para que a tua esmola fique oculta. O Pai, que vê a ação oculta, te recompensará. 5E quando rezardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar com ostentação nas sinagogas e nas encruzilhadas, para aparecerem diante dos homens. Eu vos declaro esta verdade: já receberam a sua recompensa. 6Mas, quando rezares, entra em teu quarto, fecha a porta, e reza a teu Pai que está presente até em lugar oculto. E teu Pai, que vê o que fazes ocultamente, te dará a recompensa. 16Quando fizerdes jejum; não mostreis um semblante abatido, como é costume dos hipócritas. Eles fazem isto para dar a entender que estão de jejum. Eu vos declaro esta verdade: já receberam a sua recompensa. 17Mas quando jejuares, perfuma tua cabeça e lava teu rosto, 18para não dares a entender aos homens que estás jejuando, e sim a teu Pai que está presente, até em lugar oculto; e o teu Pai, que enxerga até em lugar oculto, te dará a recompensa.



Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2019 - Ano C - São Lucas, Brasília, Edições CNBB, 2018.

Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola, 2016.



Boa Nova para cada dia

Em Mc 7,6 Jesus reprovara os fariseus que se envaideciam com a religião vivida hipocritamente, mal se dando conta que Deus perscrutava seus corações e conhecia seus pecados inconfessados; fingiam ser limpos por fora, enquanto estavam sujos por dentro.

Mt 6,1-18 é toda uma advertência de Jesus sobre o modo correto de fazer oração e jejum. Seus discípulos, nós, devemos rezar conscientes da presença de Deus, sem esperteza alguma diante Dele, pois conhece nossos pecados. Sejamos como Pedro, que diante da santidade de Jesus se confessou pecador (Lc 5,8b). Reconheçamos, ao receber as cinzas de penitência, que somos pecadores. Isto já é prova de amor de Deus, pois a Ele agrada o coração arrependido. Intensifiquemos nossa oração nestes quarenta dias santos, dando a Deus mais tempo que noutras ocasiões.

Não nos esqueçamos do jejum e abstinência de carne nos dias estabelecidos. Serão dias santos para nossa renovação espiritual, purificação interior, crescimento em direção ao encontro com Deus. Deus nos aguarda, na sua misericórdia e clemência amorosa, para nos perdoar, fazer-nos santos como Ele é o Santo. Tenhamos, porém, em vista, o Juízo Final, em que compareceremos diante de Deus face a face, já habituados, aqui na terra, ao arrependimento, ao Seu perdão, à remissão dos pecados. Assim, livres de toda culpa, viveremos na felicidade do amor de Deus que não tem fim.



Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.





Preencha seus dados abaixo e receba as novidades da Loyola.
Nome:
E-mail:
  
Sobre a Edições Loyola | Serviços Gráficos | Fale Conosco | Distribuidores e representantes | Revista Mensageiro | Liturgia Diária | Eventos | Política de Vendas | Política de Privacidade

Rua: Mil Oitocentos e Vinte e Dois, 341 - Ipiranga
CEP: 04216-000 - São Paulo - SP
Tel.: 11 3385-8500 | 2063-4275 | 3385-8501
Formas de Pagamento
Acompanhe
Youtube  
Certificados
© 2011 Edições Loyola . Todos os direitos reservados
Visualize este site com resolução mínima de 1024 x 768
DesignbyC10