Login  |   Cadastre-se   |   Fale Conosco  |   Trabalhe Conosco  |   Ajuda             Youtube  

19 de junho de 2019
Carrinho Vazio
Você está em: Home >> Liturgia Diária


Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Liturgia do dia 04/03/2019


Leituras
Eclo 17,20-28 (gr. 24-29);
Sl 31(32),1-2.5.6.7 (R/. cf. 11a)
Mc 10,17-27

8° semana do Tempo Comum

Segunda-Feira


Primeira Leitura: Eclo 17,20-28 (gr. 24-29);


24Aos que se arrependem, ele concede um retorno; e, aos que perderam a esperança, reconforta. 25Converte-te ao Senhor e renuncia aos pecados, suplica à sua Face e diminui a ofensa. 26Volta ao Altíssimo, afasta-te da injustiça; detesta firmemente a iniquidade. 27Quem louvará o Altíssimo na mansão dos mortos, se os vivos não lhe rendem glória? 28O morto não mais existe, não presta louvor; louva ao Senhor quem tem vida e saúde. 29Como é grande a misericórdia do Senhor e seu perdão para os que se voltam para ele!.




Salmo:  Sl 31(32),1-2.5.6.7 (R/. cf. 11a)

R.: Alegrai-vos, ó justos, no Senhor.

1Instrução. Feliz o pecador que é perdoado, aquele cuja falta foi coberta! 2Feliz o que o Senhor vê sem malícia, e já não tem engano em seu espírito!

5Enfim te confessei o meu pecado, já não mais escondi a minha culpa. Disse: “Vou confessar a minha falta!”, e o meu pecado, ó Deus, absolveste!

6Todo fiel, portanto, a ti recorra, ao sentir-se atingido pela angústia. Pois, embora transbordem muitas águas, não poderão chegar onde se encontra.

7Tu me salvas da angústia, ó meu refúgio, em hinos de alegria tu me envolves.


 


Evangelho: Mc 10,17-27

17Jesus estava saindo para uma viagem, quando chegou um homem que se ajoelhou diante dele e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para conseguir a vida eterna?”. 18Jesus lhe respondeu: “Por que me chamas de bom? Ninguém é bom senão Deus. 19Conheceis os mandamentos: Não mates, não cometas adultério, não furtes, não levantes falsas acusações, não prejudiques a ninguém, honra teu pai e tua mãe”. 20Ele então lhe disse: “Mestre, tenho observado tudo isso desde minha adolescência”. 21 Jesus olhou para ele atentamente e sentiu afeto por ele. Por isso lhe declarou: “Uma coisa te falta: vai, vende tudo quanto tens e dá aos pobres, e, então, terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me”. 22Mas, a esta palavra, seu rosto ficou sombrio. E retirou-se triste, porque tinha muitos bens.23 Jesus, olhando à sua volta, disse aos discípulos: “Como é difícil aos que têm riquezas entrar no Reino de Deus!”. 24Os discípulos ficaram desconcertados com estas palavras. Mas Jesus insistiu: “Filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 25É mais fácil um camelo passar pelo buraco duma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!”. 26Eles ficaram mais impressionados ainda. E comentavam entre si: “Mas então, quem pode se salvar?”. 27 Jesus olhou atentamente para eles e lhes disse: “Isto é impossível aos homens, mas não a Deus: porque a Deus tudo é possível”


 

Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2019 - Ano C - São Lucas, Brasília, Edições CNBB, 2018.

Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola, 2016.


 


Boa Nova para cada dia

... depois vem, e segue-me (Mc 10,21).

O jovem rico perguntara a Jesus como ganhar a Vida Eterna.

Ora, sobre a Vida Eterna Jesus continuamente falava para a multidão. Aquele jovem devia saber disto e também queria a Vida Eterna para si.

Porém o resto da história narrada neste Evangelho nos mostra como este jovem não conseguiu a Vida Eterna: aquele vem e segue-Me o assustou. Ele não entendeu que a Vida Eterna estava ali bem diante dele, pois era o próprio Jesus. De fato, em outro Evangelho Jesus dirá: Eu sou o caminho, a verdade e a Vida (Jo 14,6).

Este Evangelho nos mostra como é fácil perder o que Deus nos quer dar porque estamos presos a ninharias que consideramos tesouros maiores do que os que Deus nos prepara. E Deus nos prepara a doação de Si mesmo, pois Nele está a Vida Eterna. E esta será a recompensa que terão os discípulos de Jesus, como veremos no Evangelho de amanhã.

 

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.





Preencha seus dados abaixo e receba as novidades da Loyola.
Nome:
E-mail:
  
Sobre a Edições Loyola | Serviços Gráficos | Fale Conosco | Distribuidores e representantes | Revista Mensageiro | Liturgia Diária | Eventos | Política de Vendas | Política de Privacidade

Rua: Mil Oitocentos e Vinte e Dois, 341 - Ipiranga
CEP: 04216-000 - São Paulo - SP
Tel.: 11 3385-8500 | 2063-4275 | 3385-8501
Formas de Pagamento
Acompanhe
Youtube  
Certificados
© 2011 Edições Loyola . Todos os direitos reservados
Visualize este site com resolução mínima de 1024 x 768
DesignbyC10