Login  |   Cadastre-se   |   Fale Conosco  |   Trabalhe Conosco  |   Ajuda             Youtube  

24 de agosto de 2019
Carrinho Vazio
Você está em: Home >> Liturgia Diária


Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Liturgia do dia 31/07/2019


Leituras
Sto. Inácio de Loyola Presb, memória
Ex 34,29-35
Sl 98(99),5.6.7.9 (R/. cf. 9c)
Mt 13,44-46

17ª Semana do Tempo Comum

Quarta-Feira


Primeira Leitura: Ex 34,29-35

29Moisés desceu do monte Sinai, trazendo nas mãos as duas tábuas do Testemunho. Ele não sabia, ao descer do monte, que a pele do seu rosto havia ficado resplandecente por haver Deus falado com ele. 30De fato, viu-o Aarão e todos os filhos de Israel, e perceberam que o seu rosto brilhava. Por isso, tiveram medo de se aproximar dele. 31Moisés, porém, os chamou. Então, Aarão e todos os chefes da comunidade voltaram-se para ele, e Moisés dirigiu-lhes a palavra. 32Depois disto acercaram-se dele todos os filhos de Israel, e Moisés lhes comunicou tudo o que lhe tinha confiado Javé no monte Sinai. 33Tendo Moisés acabado de falar com eles, cobriu com um véu o seu rosto. 34Quando, porém, Moisés entrava para falar pessoalmente com Javé, removia o véu até sair. Quando saía, comunicava aos filhos de Israel o que lhe havia sido ordenado. 35Viam então os filhos de Israel que a pele do rosto de Moisés estava resplandecente. Mas ele cobria de novo o seu rosto com o véu até voltar a falar com Javé.


 


Salmo: Sl 98(99),5.6.7.9 (R/. cf. 9c)

R.: Santo é o Senhor, o nosso Deus.


5Exaltai o Senhor, que é nosso Deus; prostrai-vos aos seus pés, porque ele é santo!

6Teve Moisés e Aarão por sacerdotes, e Samuel chamava por seu nome; clamavam ao Senhor, e os atendia.

7Da coluna de nuvem lhes falava, e ouviram sua lei e seus preceitos.

9Exaltai o Senhor, que é nosso Deus; ante o seu monte santo, prosternai-vos, pois santo é o Senhor, o nosso Deus.



Evangelho: Mt 13,44-46

44O reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra. Então, esconde-o novamente e, cheio de alegria, vai vender tudo o que tem e compra esse campo. 45O reino dos céus é ainda como um comerciante que anda à procura de formosas pérolas. 46Quando encontra uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra.



Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2019 - Ano C - São Lucas, Brasília, Edições CNBB, 2018.

Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola, 2016.

 


Boa Nova para cada dia




Para esta comemoração de S. Inácio a Liturgia da Palavra nos propõe o texto de Mt 13,44-46.

São duas lições que Jesus nos dá com estas parábolas.

A primeira é sobre o homem que encontrou um tesouro num campo. Muito alegre sai dali, vai vender tudo o que tem para comprar o campo. Mas sem dizer nada a ninguém.

A segunda é sobre o comerciante que encontrou uma pérola de grande valor. Sem dúvida muito alegre também, vai vender tudo o que tem para comprar a pérola.

Ora, Jesus compara o Reino dos Céus com aquele tesouro e com aquela pérola.

E para ter o Reino dos Céus, ou entrar nele, é preciso deixar de lado todos os bens deste mundo, com alegria. Pois quem age assim sabe muito bem que faz a melhor escolha, a definitiva. É o melhor negócio da vida.

No entanto Jesus falava do Reino dos Céus de várias maneiras, e nem sempre as pessoas se davam conta de quanto o Reino era importante.

Por isso apresenta o encontro do Reino dos Céus como uma descoberta de surpresa. Vem aos homens sem que estejam preparados para isto.

E quando descobrem o quanto vale, dão tudo o que têm por ele. Com alegria.

Não é esta uma experiência que todos nós temos, algumas vezes na vida? Se descobrimos um negócio vantajoso deixamos por este o que valia menos. Mas o melhor negócio pode estar escondido. É preciso procurá-lo ou esperteza para não perdê-lo.

Pensemos em S. Inácio. Defende3ndo a cidade de Pamplona levou um tiro de canhão que quebrou sua perna. Ficou acamado meses e meses. E foi neste momento que o tesouro escondido veio ao seu encontro: leu a Vida de Cristo e as vidas dos santos.

Quando se viu curado, estas leituras produziram grande efeito: ele tinha descoberto o tesouro.

Deixou a família e foi procurar Jesus Cristo como penitente por anos.

Depois este tesouro se manifestou na sua grande obra, a fundação da congregação da Companhia de Jesus. O Reino dos Céus foi, desta maneira, levado a milhões de pessoas por meio de seus seguidores, os jesuítas.

Rezemos pelos jesuítas e seus colaboradores especialmente neste dia.



Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma





Preencha seus dados abaixo e receba as novidades da Loyola.
Nome:
E-mail:
  
Sobre a Edições Loyola | Serviços Gráficos | Fale Conosco | Distribuidores e representantes | Revista Mensageiro | Liturgia Diária | Eventos | Política de Vendas | Política de Privacidade

Rua: Mil Oitocentos e Vinte e Dois, 341 - Ipiranga
CEP: 04216-000 - São Paulo - SP
Tel.: 11 3385-8500 | 2063-4275 | 3385-8501
Formas de Pagamento
Acompanhe
Youtube  
Certificados
© 2011 Edições Loyola . Todos os direitos reservados
Visualize este site com resolução mínima de 1024 x 768
DesignbyC10