Login  |   Cadastre-se   |   Fale Conosco  |   Trabalhe Conosco  |   Ajuda             Youtube  

19 de junho de 2019
Carrinho Vazio
Você está em: Home >> Liturgia Diária


Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Liturgia do dia 30/03/2019


Leituras
Os 6,1-6
Sl 50(51),3-4.18-19.20-21ab (R/. cf. Os 6,6)
Lc 18,9-14

3ª semana da Quaresma

Sábado


Primeira Leitura: Os 6,1-6

1 “Vinde, voltemos para Javé.Ele dilacerou, ele nos curará. Ele feriu, ele nos aplicará o curativo. 2Daqui a dois dias ele nos fará reviver, ao terceiro dia ele nos ressuscitará, e nós viveremos em sua presença. 3Apliquemo-nos a conhecer Javé. A sua vinda é certa como a aurora. Ele virá a nós como as chuvas, como as chuvas tardias que regam a terra.” 4— Que te farei, Efraim? Que te farei, Judá? Pois o amor que vós tendes é como a neblina da manhã, como o orvalho que logo se dissipa. 5Por isso, eu os despedacei pelos profetas, e os matei pelas palavras de minha boca, e meu julgamento surgirá como a luz. 6Pois o que eu quero é o amor, e não os sacrifícios; o conhecimento de Deus, muito mais que os holocaustos.

 

Salmo: Sl 50(51),3-4.18-19.20-21ab (R/. cf. Os 6,6)

R...: Pois o que eu quero é o amor, e não os sacrifícios!

3Deus, tem pena de mim no teu amor, teu grande amor apague o meu pecado! 4Lava completamente a minha culpa, de toda iniquidade purifica-me!

18Não te agradam, Senhor, os sacrifícios; meu holocausto tu rejeitarias. 19Uma alma abatida eu te ofereço: um coração contrito não desprezas!

20Mostra a Sião, Senhor, tua bondade, de Jerusalém reergue os muros. 21Então aceitarás os sacrifícios, oblações e holocaustos de justiça, ofertarão em teu altar novilhos!

 

Evangelho: Lc 18,9-14

9E contou ainda a seguinte parábola a alguns que presumiam ser justos e desprezavam os outros: 10 “Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu e o outro cobrador de impostos, então detestado. 11O fariseu, de pé, rezava interiormente desta maneira: ‘Meu Deus, eu te dou graças por não ser como os demais homens, ladrões, injustos, adúlteros; nem como este cobrador de impostos. 12 Jejuo duas vezes por semana e pago o dízimo de todas as minhas rendas’. 13Mas o cobrador de impostos mantinha-se longe e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu, mas batia no peito dizendo: ‘Meu Deus, tem compaixão de mim que sou pecador!’. 14Eu vos digo: este desceu para casa justificado, ao contrário do outro. Porque quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado”

 

Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2019 - Ano C - São Lucas, Brasília, Edições CNBB, 2018.

Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola, 2016.

 

Boa Nova para cada dia

Digo-vos: este [o publicano] voltou para casa justificado, e não o outro [o fariseu]. (Lc 18,14a)

O resultado da oração do publicano foi agradável a Deus porque procedeu de um coração arrependido e humilhado, que Deus nunca despreza, como diz o Salmo 51,19: “Meu sacrifício, ó Senhor, é um espírito contrito, um coração arrependido e humilhado, ó Deus, que não haveis de desprezar”. Todos os judeus do tempo de Jesus conheciam este salmo.

Porque o fariseu não rezou este salmo no Templo? É que o fariseu se sentia superior porque o povo o homenageava nas praças e ele se enchia de orgulho. O publicano era desprezado pelo povo e se enchia de humildade diante de Deus. Portanto a Deus não só agradou mais a oração do publicano como perdoou seus pecados. E o fariseu voltou para casa tão orgulhoso como entrara no Templo: de nada adiantou sua oração soberba.

Isto não acontece conosco? Não somos algumas vezes o fariseu mais do que o publicano? Peçamos a Deus um coração sempre humilde, de seu agrado, como o do publicano perdoado e amado por Deus.



Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.





Preencha seus dados abaixo e receba as novidades da Loyola.
Nome:
E-mail:
  
Sobre a Edições Loyola | Serviços Gráficos | Fale Conosco | Distribuidores e representantes | Revista Mensageiro | Liturgia Diária | Eventos | Política de Vendas | Política de Privacidade

Rua: Mil Oitocentos e Vinte e Dois, 341 - Ipiranga
CEP: 04216-000 - São Paulo - SP
Tel.: 11 3385-8500 | 2063-4275 | 3385-8501
Formas de Pagamento
Acompanhe
Youtube  
Certificados
© 2011 Edições Loyola . Todos os direitos reservados
Visualize este site com resolução mínima de 1024 x 768
DesignbyC10