Login  |   Cadastre-se   |   Fale Conosco  |   Trabalhe Conosco  |   Ajuda             Youtube  

21 de abril de 2019
Carrinho Vazio
Você está em: Home >> Liturgia Diária


Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Liturgia do dia 28/03/2019


Leituras
Jr 7,23-28
Sl 94(95),1-2.6-7.8-9 (R/. 8)
Lc 11,14-23

3ª semana da Quaresma

Quinta-Feira


Primeira Leitura:  Jr 7,23-28

23Eis a ordem que lhes dei: “Escutai minha voz e serei vosso Deus e vós sereis meu povo! Trilhai todos os caminhos que eu vou traçar, para vossa felicidade!”. 24Mas não me escutaram nem me deram ouvidos! Andaram ao modo deles. Seguindo a contumácia do seu mau coração, voltaram-me as costas, não a face. 25Desde que vossos pais saíram do Egito até hoje, enviei-vos meus servos, os profetas, cada dia, sem cessar. 26Mas não me escutaram nem deram ouvidos! Endureceram a cerviz, procedendo pior que seus pais. 27Tu lhes dirás todas estas palavras, e eles não te escutarão; tu os chamarás e eles não te responderão. 28Dir-lhes-ás, pois: “Eis a nação que não ouviu a voz de Javé, seu Deus, nem aceitou a correção. Não existe fidelidade: ela se afastou de sua boca”.



Salmo: Sl 94(95),1-2.6-7.8-9 (R/. 8)

R..: Que bom se hoje escutásseis sua voz: “Não sejais duros como no deserto, e no dia da prova e desafio!

1Vinde, e alegres cantemos ao Senhor, aclamemos a Rocha que nos salva! 2Corramos junto a ele, dando graças; com cânticos e hinos o aclamemos!

6Entremos e prostrados o adoremos; de joelhos ante o Deus que nos criou! 7É ele o nosso Deus, nós o seu povo, rebanho que conduz com sua mão!

8Que bom se hoje escutásseis sua voz: “Não sejais duros como no deserto, e no dia da prova e desafio, 9quando por vossos pais fui provocado, embora houvessem visto os meus prodígios!



Evangelho: Lc 11,14-23 

14Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Logo que o demônio saiu, o mudo começou a falar e o povo ficou admirado. 15Mas alguns disseram: “É em nome de Beelzebul, príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios!”. 16Outros, para especular qual era o seu poder, pediam um milagre que viesse do céu. 17Mas Jesus, como conhecia os pensamentos deles, disse: “Todo reino dividido dentro de si mesmo ficará arruinado, caindo casa sobre casa. 18Se Satanás em si mesmo está dividido, como é que o seu reino se manterá? Por que vós dizeis que é em nome de Beelzebul que expulso os demônios? 19 Se na verdade eu expulso os demônios em nome de Beelzebul, em nome de quem é que vossos filhos os expulsam? Por isso mesmo, eles é que serão vossos juízes. 20Mas, se é pelo dedo de Deus que expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21Quando um homem forte e bem armado guarda o seu palácio, os seus bens estão seguros. 22Mas se outro mais forte aparece e o vence, tira-lhe todas as armas em que confiava e distribui os seus despojos. 23Quem não está comigo está contra mim; e quem não recolhe comigo dispersa.



Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2019 - Ano C - São Lucas, Brasília, Edições CNBB, 2018.

Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola, 2016.



Boa Nova para cada dia

Quem não está comigo, está contra mim; quem não recolhe comigo, espalha. (Lc 11,23)

Esta frase de Jesus pode nos soar estranha no fim da discussão que teve com os judeus sobre seu poder de expulsar os demônios.

Ora, se entendemos que Jesus tem este poder e não o chefe dos demônios, como diziam os judeus, é claro que em Jesus o poder de Deus se manifesta. Sendo assim, foi inútil o descrédito dos judeus em Jesus. Por isso Ele lhes diz: Quem não está comigo, está contra mim; quem não recolhe comigo, espalha. Não estar com Jesus é o mesmo que não estar com Deus.

Como o Filho de Deus veio ao mundo para reunir Seus filhos, estar contra Ele não só é estar contra Deus, como perder tudo: é “espalhar” ao vento tudo o que foi colhido, e acabar sem nada.

Sem Jesus tudo é perda. E perderam esta chance os judeus que O rejeitaram.

Pensemos, portanto, como podemos também “espalhar” e perder o que temos se não nos unimos a Jesus com aquela firmeza que Ele espera de nós.



Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.





Preencha seus dados abaixo e receba as novidades da Loyola.
Nome:
E-mail:
  
Sobre a Edições Loyola | Serviços Gráficos | Fale Conosco | Distribuidores e representantes | Revista Mensageiro | Liturgia Diária | Eventos | Política de Vendas | Política de Privacidade

Rua: Mil Oitocentos e Vinte e Dois, 341 - Ipiranga
CEP: 04216-000 - São Paulo - SP
Tel.: 11 3385-8500 | 2063-4275 | 3385-8501
Formas de Pagamento
Acompanhe
Youtube  
Certificados
© 2011 Edições Loyola . Todos os direitos reservados
Visualize este site com resolução mínima de 1024 x 768
DesignbyC10