Login  |   Cadastre-se   |   Fale Conosco  |   Trabalhe Conosco  |   Ajuda             Youtube  

20 de abril de 2019
Carrinho Vazio
Você está em: Home >> Liturgia Diária


Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Liturgia do dia 27/03/2019


Leituras
Dt 4,1.5-9
Sl 147(147B),12-13.15-16.19-20 (R/. 12a)
Mt 5,17-19

3ª semana da Quaresma

Quarta-Feira


Primeira Leitura: Dt 4,1.5-9

1E agora, Israel, ouve as leis e determinações que vos ensino, para as praticardes, a fim de que possais viver, entrar no país que Javé vos dá e tomardes posse dele. 5Eis que vos ensinei leis e mandamentos, como Javé, meu Deus, me ordenou, para os praticardes no país onde haveis de entrar para dele tomardes posse. 6Observá-loseis; porque tal será a vossa sabedoria e a vossa inteligência aos olhos dos povos que vão ouvir falar de todas estas leis. Eles dirão: ‘Por certo, esta grande nação é um povo sábio e inteligente’. 7Qual é, na verdade, a grande nação que tenha deuses tão perto dela, como Javé, nosso Deus, todas as vezes que clamamos por ele? 8E qual a grande nação que tem leis e mandamentos justos, como toda esta lei que hoje vos exponho?. 9 Somente toma cuidado contigo mesmo e cuida bem de tua vida para não esqueceres o que os teus olhos viram, nem o deixares apartar de teu coração, um só dia da tua vida; mas dá-lo a conhecer aos teus filhos e aos filhos dos teus filhos.



Salmo: Sl 147(147B),12-13.15-16.19-20 (R/. 12a) (Sl 147, 1-2.4-5.8-9)

R.: Glorifica ao Senhor, Jerusalém

1Glorifica ao Senhor, Jerusalém, Sião, canta louvores ao teu Deus. 2Firmou de tuas portas os ferrolhos, abençoou teus filhos no teu seio.

4Ele transmite à terra as suas ordens, logo corre veloz sua palavra. 5Deixa cair a neve como lã, espalha como cinzas a geada.

8Revelou a Jacó sua palavra, suas leis e preceitos a Israel. 9Com nenhum outro povo agiu assim, a nenhum revelou os seus preceitos.

 

Evangelho: 
Mt 5,17-19

17Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas. Não vim revogar, mas levá-los à perfeição. 18Porque eu vos declaro esta verdade: enquanto durar o céu e a terra, nem a menor letra nem o menor traço será tirado da Lei, até que todas as coisas tenham acontecido. 19Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os homens a fazer o mesmo, será tido como o menor no Reino dos céus, mas aquele que o cumprir e ensinar, este será tido como grande no Reino dos céus

 

Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2019 - Ano C - São Lucas, Brasília, Edições CNBB, 2018.

Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola, 2016.

 

Boa Nova para cada dia

Aquele que lhe disser: ‘louco’, será condenado ao fogo da Geena (Mt 5,22).

Em todos estes dias da Liturgia Diária, Jesus nos quer ensinar o amor ao próximo de vários modos.

Em Mateus 5,22 Jesus é radical. Com tanta facilidade chamamos os outros de ‘bobo’, de ‘louco’, achando que isto só tem a ver entre nós e eles. Não é assim, pois Deus mesmo está envolvido no nosso relacionamento com o próximo. Quem fizer este pecado, diz Jesus, merece o fogo do inferno. Deus conhece o íntimo de nossos corações e nos julga a cada vez que cometemos este pecado.

O que Jesus quer realmente ensinar com isto? É que o amor ao próximo é praticamente tão importante para Deus como o amor a Ele mesmo, pois no próximo Ele se encontra e se ofende. É claro que Deus é mais do qualquer ser humano, mas por um só ser humano Deus estaria disposto a mandar Seu Filho para realizar a Salvação desta única pessoa. A questão é muito mais séria do que habitualmente pensamos.

Vamos mudar nosso modo de tratar os outros, e passar a amá-los amando Deus oculto neles.

Pelo contrário, se não mudarmos nosso proceder, podemos sofrer a condenação ao inferno.



Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.





Preencha seus dados abaixo e receba as novidades da Loyola.
Nome:
E-mail:
  
Sobre a Edições Loyola | Serviços Gráficos | Fale Conosco | Distribuidores e representantes | Revista Mensageiro | Liturgia Diária | Eventos | Política de Vendas | Política de Privacidade

Rua: Mil Oitocentos e Vinte e Dois, 341 - Ipiranga
CEP: 04216-000 - São Paulo - SP
Tel.: 11 3385-8500 | 2063-4275 | 3385-8501
Formas de Pagamento
Acompanhe
Youtube  
Certificados
© 2011 Edições Loyola . Todos os direitos reservados
Visualize este site com resolução mínima de 1024 x 768
DesignbyC10