Login  |   Cadastre-se   |   Fale Conosco  |   Trabalhe Conosco  |   Ajuda             Youtube  

21 de agosto de 2019
Carrinho Vazio
Você está em: Home >> Liturgia Diária


Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Liturgia do dia 18/07/2019


Leituras
Ex 3,13-20
Sl 104(105),1.5.8-9.24-25.26-27 (R/. 8a)
Mt 11,28-30

15ª Semana do Tempo Comum

Quinta-Feira


Primeira Leitura: Ex 3,13-20

13Moisés respondeu a Deus: “Eu vou, então, aos filhos de Israel, para dizer-lhes: ‘É o Deus de vossos pais que me envia a vós’. Mas se eles me perguntarem: ‘Qual é o seu nome?’ que é que vou responder-lhes?”. 14Deus disse a Moisés: “Eu Sou Aquele Que Sou”. E acrescentou: “Assim dirás aos filhos de Israel: [Aquele que se chama] ‘Eu Sou’ enviou-me a vós”. 15E Deus disse ainda a Moisés: “Assim dirás” aos filhos de Israel: Aquele-Que-É (= Javé), o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó, envia-me a vós. Este é o meu Nome para sempre e assim serei lembrado de geração em geração”. 16 “Vai convocar os anciãos de Israel e anuncia-lhes: Javé, o Deus de vossos pais, apareceu-me, o Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó, e disse: Eu vos visitei, Eu vos visitei! e vi o que vos fazem no Egito! 17Eu disse, então: Eu vos farei subir da aflição do Egito para a terra dos cananeus, dos heteus, dos amorreus, dos fereseus, dos heveus e dos jebuseus, para uma terra que mana leite e mel. 18Eles ouvirão a tua voz. E tu, com os anciãos de Israel, irás ao rei do Egito e dir-lhe-eis: ‘Javé, Deus dos hebreus, veio ao nosso encontro. Por isso, temos de fazer uma caminhada de três dias no deserto para oferecermos sacrifícios a Javé, nosso Deus’. 19Mas eu sei que o rei do Egito não vos deixará partir, a não ser constrangido por mão poderosa. 20Por isso estenderei a minha mão e ferirei o Egito com toda espécie de prodígios que farei no meio deles. Depois disto vos deixará partir.


 


Salmo: Sl 104(105),1.5.8-9.24-25.26-27 (R/. 8a)

R.: Jamais ele esqueceu sua aliança!


1Dai graças ao Senhor, gritai seu nome, anunciai aos povos os seus feitos! 5Lembrai as maravilhas que operou, seus feitos e as palavras de seus lábios.

8 Jamais ele esqueceu sua aliança, por gerações sem conta promulga 9 a promessa que fez a Abraão, o juramento que jurou a Isaac.

24E Deus deu a seu povo crescimento e tornou-o mais forte que os egípcios. 25Mudou seus corações, e então odiaram e trataram seus servos com astúcia.

24E Deus deu a seu povo crescimento e tornou-o mais forte que os egípcios. 25Mudou seus corações, e então odiaram e trataram seus servos com astúcia.



Evangelho: Mt 11,28-30

28Vinde a mim, vós todos que estais oprimidos de trabalhos e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis repouso para vossas almas. 30Porque o meu jugo é suave, e o meu peso, leve”.



Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2019 - Ano C - São Lucas, Brasília, Edições CNBB, 2018.

Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola, 2016.

 


Boa Nova para cada dia




... vinde a mim todos vós que estais cansados ... e eu vos darei descanso (Mt 11,28).

O Evangelho de hoje inclui somente dois versículos. Nem por isto é pouco o que nos tem a dizer.

Precisamos voltar a este Evangelho com frequência, porque nos esquecemos que Jesus nos ajuda a levar o peso da vida especialmente quanto este peso chega ao insuportável.

Para que sejamos livres do fardo da vida quanto as pessoas se afastam de Jesus, pensemos no que Ele disse: ... tomai sobre vós o meu jugo. (Mt 11,29a).

Mas como? Jesus nos manda substituir um pelo por outro?

Sim, Ele nos manda aceitar o jugo que Ele nos dá.

Qual jugo?

Aquele que diz: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo (Mc 12,29-31). Em princípio não há novidade nisto que Jesus ensina, pois já no Antigo Testamento era ensinado.

Mas há algo novo no ensino de Jesus, porque Ele continua: ... e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração. (Mt 11,29b). Jesus quer que aprendamos com Ele, e não sem Ele, como é amar a Deus: com mansidão e humildade.

Com mansidão adquirimos a paz contra o stress, a depressão. Jesus sabe disto. Ele mesmo orava, com amor ao Pai, como diz o Sl 37(36),11: os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz.

Também Jesus sabia o que diz o Sl 25(24),9: Deus ensina aos mansos os seus caminhos.

Por estes motivos Jesus declarou Bem-aventurança a mansidão (Mt 5,5).

Ele mesmo se declara, no Evangelho de hoje, que é manso e humilde de coração. É tudo o que Deus deseja ver em Seu Filho, e em nós Seus filhos no Filho.

Não pensemos, portanto, que o jugo que Jesus nos dá seja pesado. Pelo contrário, tira o peso que outros jugos nos põem sobre os ombros.

Se não entendemos bem o jugo de Jesus, peçamos a Ele esta compreensão que Ele nos dará com abundância, a ponto de podermos ensinar aos outros.



Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma





Preencha seus dados abaixo e receba as novidades da Loyola.
Nome:
E-mail:
  
Sobre a Edições Loyola | Serviços Gráficos | Fale Conosco | Distribuidores e representantes | Revista Mensageiro | Liturgia Diária | Eventos | Política de Vendas | Política de Privacidade

Rua: Mil Oitocentos e Vinte e Dois, 341 - Ipiranga
CEP: 04216-000 - São Paulo - SP
Tel.: 11 3385-8500 | 2063-4275 | 3385-8501
Formas de Pagamento
Acompanhe
Youtube  
Certificados
© 2011 Edições Loyola . Todos os direitos reservados
Visualize este site com resolução mínima de 1024 x 768
DesignbyC10