Login  |   Cadastre-se   |   Fale Conosco  |   Trabalhe Conosco  |   Ajuda             Youtube  

20 de abril de 2019
Carrinho Vazio
Você está em: Home >> Liturgia Diária


Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Liturgia do dia 16/03/2019


Leituras
Dt 26,16-19
Sl 118(119),1-2.4-5.7-8 (R/. 1b)
Mt 5,43-48

Sábado da 1ª semana da Quaresma

Sábado


Primeira Leitura:Dt 26,16-19

16Neste dia, Javé, teu Deus, te ordena que pratiques estas leis e estes estatutos; tu os observarás e praticarás de todo o teu coração e de toda a tua alma. 17A Javé fizeste saber, hoje, que ele será o teu Deus, aquele em cujos caminhos marcharás, observando as suas leis, seus mandamentos e suas ordenações, e escutando a sua voz. 18E Javé te fez dizer hoje que tu és um povo particular, como te disse, para observares todos os seus mandamentos; 19 e assim te exaltará, entre todas as nações que ele fez, em, glória, em renome, em esplendor; e fará de ti um povo consagrado a Javé, teu Deus, como ele te disse.



Salmo:Sl 118(119),1-2.4-5.7-8 (R/. 1b)

R.: Quem da lei do Senhor faz seu caminho.

1Felizes os de vida irrepreensível, quem da lei do Senhor faz seu caminho. 2Felizes os que guardam seus preceitos, os que o buscam de todo o coração.

4 Senhor, tu promulgaste os teus preceitos a fim de que os guardemos fielmente. 5Possa minha conduta se pautar em cumprir cuidadoso os teus decretos!

7De coração sincero darei graças, vendo quão justas são tuas sentenças. 8Teus estatutos, quero observá-los, não me deixes, Senhor, desamparado!



Evangelho:Mt 5,43-48

43Ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. 44Mas eu vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem; 45deste modo vos mostrareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque faz raiar o sol sobre os bons e os maus, e chover sobre os justos e os injustos. 46Pois, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Acaso os desprezados cobradores de impostos não fazem também assim? 47E, se cumprimentardes somente a vossos irmãos, que fareis de especial? Acaso os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito.



Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2019 - Ano C - São Lucas, Brasília, Edições CNBB, 2018.

Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola, 2016.



Boa Nova para cada dia

... amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem... (Mt 5,44).

Ter caridade para com todos é naturalmente difícil, até para as pessoas mais próximas de Deus.

Quando Jesus ensinou a amar nossos inimigos e rezar por eles, surpreendeu de tal forma os judeus de seu tempo que consideraram isto um absurdo. No entanto Jesus não mudou o que disse. Como é possível amar os inimigos? Perguntemos a Jesus. Ele rezou pelos soldados que martelavam suas mãos e pés na cruz. Se não temos coragem de cumprir este ensino de Jesus, não desanimemos: um dia conseguiremos; e seremos capazes de levar a paz a todos, e seremos filhos de Deus da paz (bem-aventurança de Mt 5,9).

É próprio de Deus produzir a paz desde suas raízes; mas é próprio do inimigo, o demônio, arrancar a paz pela raiz. Se ficarmos com Deus, seremos santos como Deus é santo, como diz hoje Mt 5,48.

Portanto não há impedimentos para começarmos a amar e rezar por nossos inimigos o quanto antes: hoje mesmo. Entenderemos, então, vivenciando-o de verdade, quanto este ensino de Jesus é sublime e elevadíssimo.



Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.





Preencha seus dados abaixo e receba as novidades da Loyola.
Nome:
E-mail:
  
Sobre a Edições Loyola | Serviços Gráficos | Fale Conosco | Distribuidores e representantes | Revista Mensageiro | Liturgia Diária | Eventos | Política de Vendas | Política de Privacidade

Rua: Mil Oitocentos e Vinte e Dois, 341 - Ipiranga
CEP: 04216-000 - São Paulo - SP
Tel.: 11 3385-8500 | 2063-4275 | 3385-8501
Formas de Pagamento
Acompanhe
Youtube  
Certificados
© 2011 Edições Loyola . Todos os direitos reservados
Visualize este site com resolução mínima de 1024 x 768
DesignbyC10