Login  |   Cadastre-se   |   Fale Conosco  |   Trabalhe Conosco  |   Ajuda             Youtube  

21 de abril de 2019
Carrinho Vazio
Você está em: Home >> Liturgia Diária


Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Liturgia do dia 14/03/2019


Leituras
Est 4,17.n.p-r.aa-bb.gg-hh
Sl 137(138),1-2a.2bc-3.7c-8 (R/. 3a)
Mt 7,7-12

1ª semana da Quaresma

Quinta-Feira


Primeira Leitura: Est 4,17.n.p-r.aa-bb.gg-hh (Est 4,17k-17n.17s-17t)

17kDa mesma forma, achando-se em perigo de morte, recorreu ao Senhor a rainha Ester. Deixando as vestes suntuosas, vestiu roupas de angústia e luto; em lugar de perfumes preciosos, cobriu de cinza e sujeiras a cabeça, submeteu o corpo a duras penitências, e tudo o que no corpo ela enfeitava com alegria passou a cobrir com seus cabelos esparsos. E elevou esta prece ao Senhor Deus de Israel: 17l“Senhor meu, nosso Rei, tu és o Único! Socorre a mim, que estou abandonada, e não tenho quem me auxilie, senão tu. Pois o meu perigo, já minhas mãos o tocam! 17m Desde tenra idade, ouvi contar, no seio de minha família, como tu, Senhor, escolheste Israel entre todos os povos, e os nossos pais entre todos os seus antepassados, para que fossem sempre a tua herança, e cumpriste em seu favor tudo o que havias prometido. 17nAgora, eis que pecamos em tua presença, e nos entregas às mãos dos inimigos por termos honrado os seus deuses. Tu és justo, Senhor! 17sColoca palavras adequadas na minha boca quando me apresentar ao leão, e toca o seu coração para que odeie o nosso inimigo, e este pereça com os seus sequazes. 17tQuanto a nós, livra-nos por tua mão, e socorre a mim, que estou sozinha e não tenho auxílio senão em ti, Senhor!



Salmo: Sl 137(138),1-2a.2bc-3.7c-8 (R/. 3a)

R.: Tu me atendeste quando eu te invoquei!

1Senhor, de coração eu te agradeço, atendeste às palavras do meu lábio, quero cantar-te em face dos teus anjos. 2aAnte o teu templo santo eu me prosterno.

2bcÉs clemente e fiel, louvo o teu nome, tua promessa e nome engrandeceste. 3Tu me atendeste quando eu te invoquei, aumentaste o vigor da minha alma.

7cSalva-me, Senhor, a tua destra. 8Leva a termo o trabalho começado! Senhor, tua bondade é para sempre, obra de tuas mãos, não me abandones.



Evangelho: Mt 7,7-12

7Pedi e vos será dado, procurai e achareis, batei na porta e ela se abrirá para vós. 8Porque todo aquele que pede, recebe. O que procura, acha. A quem bate, se abrirá a porta. 9Quem de vós dará uma pedra ao filho que pede pão? 10Ou uma serpente ao que pede um peixe? 11Se vós, então, que sois maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará boas coisas aos que lhe pedirem! 12Portanto, tudo o que quereis que os outros vos façam, fazei o mesmo também vós a eles: nisso está a Lei e os Profetas.



Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2019 - Ano C - São Lucas, Brasília, Edições CNBB, 2018.

Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola, 2016.



Boa Nova para cada dia

Se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem? (Mt 7,7).

Notemos o quanto esta frase de Jesus nos encoraja, caso tenhamos temores sobre seu atendimento a nossos pedidos. E o que precisamos pedir nesta Quaresma é arrependimento, perdão, mudança de vida, de hábitos, de mentalidade, de princípios espirituais errados, enfim, de tudo o que nos separa de Deus.

Será que Jesus nos recusará tudo isto que, precisamente Ele, deseja de nós? Não nos esqueçamos que a resistência a uma boa confissão não procede de Deus, mas de nós mesmos e do inimigo que nos tenta ao medo de Deus e ao desânimo.

Ora, com o atendimento a nosso pedido, Jesus nos fortalece e ajuda a vencer o inimigo.

E, recebendo o perdão de Deus no sacramento da reconciliação, sentiremos a felicidade que somente a Graça do perdão nos pode dar. Sintamos com Jesus esta alegria, Ele que disse que no céu há alegria por um só pecador que se converte.



Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.





Preencha seus dados abaixo e receba as novidades da Loyola.
Nome:
E-mail:
  
Sobre a Edições Loyola | Serviços Gráficos | Fale Conosco | Distribuidores e representantes | Revista Mensageiro | Liturgia Diária | Eventos | Política de Vendas | Política de Privacidade

Rua: Mil Oitocentos e Vinte e Dois, 341 - Ipiranga
CEP: 04216-000 - São Paulo - SP
Tel.: 11 3385-8500 | 2063-4275 | 3385-8501
Formas de Pagamento
Acompanhe
Youtube  
Certificados
© 2011 Edições Loyola . Todos os direitos reservados
Visualize este site com resolução mínima de 1024 x 768
DesignbyC10