Login  |   Cadastre-se   |   Fale Conosco  |   Trabalhe Conosco  |   Ajuda             Youtube  

19 de junho de 2019
Carrinho Vazio
Você está em: Home >> Liturgia Diária


Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Liturgia do dia 13/03/2019


Leituras
Jn 3,1-10
Sl 50(51),3-4.12-13.18-19 (R/. 19b)
Lc 11, 29-32

1ª semana da Quaresma

Quarta-Feira


Primeira Leitura: Jn 3,1-10

1A palavra de Javé foi dirigida pela segunda vez a Jonas: 2 “Levanta-te, disse ele, vai a Nínive, a grande cidade, e transmite a ela a proclamação que eu vou te dizer”. 3 Jonas se levantou e foi a Nínive, segundo a palavra de Javé. Ora, Nínive era uma cidade divinamente grande: eram necessários três dias para atravessá-la. 4 Jonas entrou na cidade e andou um dia inteiro. A pregação dele era esta: “Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída!”. 5Os ninivitas creram em Deus. Eles proclamaram um jejum e se revestiram de sacos, desde as pessoas maiores até as mais pequeninas. 6A notícia chegou até o rei de Nínive; ele se levantou de seu trono, tirou o manto, cobriu-se de saco, e sentou-se na cinza. 7Em seguida se fez apregoar solenemente em Nínive, por decreto do rei e de seus ministros, esta proclamação: “Homens e animais, gado bovino e outros rebanhos, não tocarão em nenhum alimento, não pastarão, nem beberão água. 8Homens e animais se cobrirão de saco, clamarão a Deus com toda a força, e se converterão cada um de seu mau procedimento e da violência de suas mãos. 9Quem sabe se Deus não se disporá a reconsiderar e a compadecerse, afastando-se do furor de sua cólera, para que não pereçamos?”. 10Deus viu o que eles estavam fazendo para se afastar de seus maus caminhos. E Deus se arrependeu do mal com que os tinha ameaçado, e não o realizou.



Salmo: Sl 50(51),3-4.12-13.18-19 (R/. 19b)

R.: Um coração contrito não desprezas!

3Deus, tem pena de mim no teu amor, teu grande amor apague o meu pecado! 4Lava completamente a minha culpa, de toda iniquidade purifica-me!

12Um coração sem mancha cria em mim, renova em mim o espírito de força. 13Não me afastes, ó Deus, da tua face, teu espírito santo não me tires!

18Não te agradam, Senhor, os sacrifícios; meu holocausto tu rejeitarias. 19Uma alma abatida eu te ofereço: um coração contrito não desprezas!



Evangelho:Lc 11, 29-32

29A multidão estava aumentando e Jesus continuou: “Esta raça é uma raça perversa; pede um sinal e não lhe será dado outro a não ser o de Jonas. 30Porque assim como Jonas serviu de sinal para os ninivitas, assim o Filho do homem servirá também de sinal para esta raça. 31A rainha do Sul se levantará no dia do Juízo com os homens desta geração, e então os condenará; porque ela veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e aqui está quem é maior que Salomão! 32Os homens de Nínive se levantarão no dia do Juízo com esta geração, e a condenarão também; porque se converteram com a pregação de Jonas, e aqui está quem é maior que Jonas!



Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2019 - Ano C - São Lucas, Brasília, Edições CNBB, 2018.

Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola, 2016.



Boa Nova para cada dia

A rainha do Sul se levantará, no Juízo, com os homens desta geração e os condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão (Lc 11,31).

Os judeus que ouviam a Jesus não queriam aceitá-lo como enviado de Deus.

Jesus disse que seriam condenados por isso, pois não tinham entendido que Ele era a própria Sabedoria de Deus vinda ao mundo; sábio fora Salomão, cuja sabedoria fora consultada pela rainha da distante Sabá. No entanto, Jesus, a Sabedoria de Deus, estava ali, diante deles, que O rejeitavam.

Nós sabemos que Jesus é a Sabedoria de Deus, como diz São Paulo em 1Cor 1,24.30; portanto, Ele nos conhece intimamente; conhece nossos pecados e tem compaixão de nós.

Mais do que nós mesmos é Ele quem deseja nos salvar. Como da parte de Jesus ele nos trata assim, de nossa parte somente devemos cuidar para que nosso coração não fique empedernido, longe de Deus, sem arrependimento e com medo de uma correção punitiva. Coração empedernido tinham aqueles judeus que rejeitaram Jesus. Não sejamos como eles! Vamos nos arrepender e fazer uma boa confissão nesta Quaresma. Sentiremos o nosso coração purificado para amar a Deus sem obstáculos. Este é o grande objetivo de nossa vida cristã, de acordo com o Primeiro Mandamento.



Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.





Preencha seus dados abaixo e receba as novidades da Loyola.
Nome:
E-mail:
  
Sobre a Edições Loyola | Serviços Gráficos | Fale Conosco | Distribuidores e representantes | Revista Mensageiro | Liturgia Diária | Eventos | Política de Vendas | Política de Privacidade

Rua: Mil Oitocentos e Vinte e Dois, 341 - Ipiranga
CEP: 04216-000 - São Paulo - SP
Tel.: 11 3385-8500 | 2063-4275 | 3385-8501
Formas de Pagamento
Acompanhe
Youtube  
Certificados
© 2011 Edições Loyola . Todos os direitos reservados
Visualize este site com resolução mínima de 1024 x 768
DesignbyC10