Login  |   Cadastre-se   |   Fale Conosco  |   Trabalhe Conosco  |   Ajuda             Youtube  

25 de agosto de 2019
Carrinho Vazio
Você está em: Home >> Liturgia Diária


Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Liturgia do dia 12/07/2019


Leituras
Gn 46,1-7.28-30
Sl 36(37),3-4.18-19.27-28.39-40 (R/. 39a)
Mt 10,16-23

14ª Semana do Tempo Comum

Sexta-Feira


Primeira Leitura: Gn 46,1-7.28-30

1Israel se pôs a caminho com todos os seus haveres. Chegando a Bersabe, ofereceu sacrifícios ao Deus de seu pai Isaac. 2E de noite, numa visão, Deus chamou Israel: “Jacó! Jacó!”. Ele, respondeu: “Eis-me aqui”. 3E Deus continuou: “Eu sou Deus, o Deus de teu pai. Não tenhas medo de descer ao Egito, porque ali farei de ti uma grande nação. 4Eu mesmo descerei contigo ao Egito e depois te farei subir de lá. E é José quem te fechará os olhos”. 5Partiu, pois, Jacó de Bersabe. Os filhos de Israel colocaram o pai, as mulheres e as crianças nos carros que Faraó tinha mandado para conduzi-lo. 6 Levaram os rebanhos e todos os haveres que tinham adquirido no país de Canaã, e foram para o Egito, Jacó e toda a sua família: 7seus filhos e filhos de seus filhos, suas filhas e as filhas de seus filhos, numa palavra, todos os seus descendentes, e ele os fez vir para o Egito. 28 Jacó tinha enviado Judá na frente para ir ter com José e fazê-lo vir ao seu encontro em Gessen. Quando chegaram à região de Gessen, 29 José mandou atrelar seu carro e foi ao encontro de seu pai em Gessen. Logo que o avistou foi lançar-se ao seu pescoço e, abraçado a ele, chorou longamente. 30E disse Israel a José: “Agora já posso morrer, pois mais uma vez contemplei teu rosto, e tu ainda estás vivo!”


 


Salmo: Sl 36(37),3-4.18-19.27-28.39-40 (R/. 39a)

R.: Vem do Senhor a salvação dos justos!


3Confia no Senhor e faze o bem, e viverás tranquilo em tua terra; 4 coloca no Senhor tua alegria, e mais do que desejas te dará.

18 Sobre a vida dos justos vela Deus: para sempre será a sua herança. 19Não se verão frustrados nos maus dias, mas no tempo da fome, saciados.

27Afasta-te do mal e faze o bem, e terás uma casa para sempre. 28Porque ama o Senhor o que é direito, e jamais desampara os seus amigos. Mas os ímpios serão exterminados, a sua descendência há de extinguir-se.

39Vem do Senhor a salvação dos justos, nos dias de aflição é o seu refúgio. 40Liberta-os e protege-os contra os ímpios, guarda os que junto a ele se abrigaram.



Evangelho: Mt 10,16-23

16Eis que vos envio como ovelhas no meio de lobos. Então, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17Cuidado com os homens: eles vos levarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. 18 Sereis arrastados, por minha causa, à presença de governadores e de reis, para dardes testemunho de mim diante deles e dos pagãos. 19Mas, quando vos entregarem ao julgamento, não vos preocupeis em saber como falar, nem com o que dizer, pois o que devereis dizer vos será dado no momento. 20É que não sereis vós que falareis, mas o Espírito de vosso Pai falará em vós. 21O irmão entregará o irmão à morte e o pai entregará o filho. Os filhos se levantarão contra os pais e os farão morrer. 22E por causa do meu nome sereis odiados por todos. Mas quem ficar firme até o fim será salvo. 23 Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Eu vos declaro esta verdade: não acabareis de percorrer as cidades de Israel antes que venha o Filho do homem.



Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2019 - Ano C - São Lucas, Brasília, Edições CNBB, 2018.

Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola, 2016.

 


Boa Nova para cada dia




... não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito de vosso Pai é que falará por meio de vós (Mt 10,20).

As orientações de Jesus sobre o Reino dos Céus continuam neste Evangelho.

Desta vez Jesus os adverte sobre o risco que o anúncio do Reino dos Céus implica. Haverá gente que se oporá de tal maneira tão radical a Deus que porão os discípulos nas prisões, inventarão falsos testemunhos contra eles nos tribunais e nas sinagogas baterão neles com varas. Serão até mesmo levados como criminosos diante de governadores e reis.

Quando estas coisas acontecerem, não somente o Reino dos Céus será rejeitado como o próprio Jesus Messias e seus enviados.

Jesus, no entanto, mantém o domínio sobre tudo.

E com esta firmeza avisa os discípulos que não precisam ter medo de nada. Se forem julgados nos tribunais, por meio deles falará o Espírito de Deus Pai. Se, portanto, Deus estará com eles, por que terão medo dos homens? [Sl 26(27),1].

Devemos notar como neste Evangelho Jesus começou falando sobre o Reino dos Céus e termina falando de Si mesmo e da acolhida ou rejeição por parte das pessoas que recebem os apóstolos e demais discípulos. Isto nos mostra como o Reino dos Céus em primeiro lugar está na pessoa de Jesus. Jesus é o Reino dos Céus presente no mundo.

Jesus continua advertindo aos discípulos que o Reino dos Céus e a própria pessoa de Jesus provocarão divisão entre as pessoas neste mundo. E esta divisão será de tal forma radical que causará a morte de muitos pelo nome de Jesus. Vós sereis odiados por todos por causa do Meu Nome (Mt 10,22a).

Se Jesus fala de “todos”, quer dizer que haverá um momento na história em que haverá uma maioria de opositores a Ele e a Sua Igreja dispostos a provar a fé dos discípulos. Hoje muitos cristãos são mortos a cada ano no mundo.

Mas Jesus conclui: quem perseverar até o fim será salvo (Mt 10,22b).

Se perseverar até o fim no meio de grandes perseguições parece difícil, lembremos sempre: se Deus e o próprio Jesus estarão conosco até o fim (Mt 28,20), de quem teremos medo? [Sl 26(27),1]. Lembremos de novo o que diz São Paulo em Rm 8,31: ... se Deus está a nosso favor, quem estará contra nós?



Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma





Preencha seus dados abaixo e receba as novidades da Loyola.
Nome:
E-mail:
  
Sobre a Edições Loyola | Serviços Gráficos | Fale Conosco | Distribuidores e representantes | Revista Mensageiro | Liturgia Diária | Eventos | Política de Vendas | Política de Privacidade

Rua: Mil Oitocentos e Vinte e Dois, 341 - Ipiranga
CEP: 04216-000 - São Paulo - SP
Tel.: 11 3385-8500 | 2063-4275 | 3385-8501
Formas de Pagamento
Acompanhe
Youtube  
Certificados
© 2011 Edições Loyola . Todos os direitos reservados
Visualize este site com resolução mínima de 1024 x 768
DesignbyC10