Login  |   Cadastre-se   |   Fale Conosco  |   Trabalhe Conosco  |   Ajuda             Youtube  

25 de agosto de 2019
Carrinho Vazio
Você está em: Home >> Liturgia Diária


Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Liturgia do dia 11/07/2019


Leituras
S. Bento, abade, memória
Gn 44,18-21.23b-29; 45,1-5
Sl 104(105),16-17.18-19.20-21 (R/. 5a)
Mt 10,7-15

14ª Semana do Tempo Comum

Quinta-Feira


Primeira Leitura: Gn 44,18-21.23b-29; 45,1-5

18Então Judá se aproximou dele e falou: “Por favor, Senhor Ministro, permite a teu servo dizer uma palavra aos ouvidos do Ministro meu Senhor, sem que tua ira se inflame contra teu servo, porque és igual a Faraó. 19O Ministro meu Senhor tinha perguntado a seus servos: ‘Tendes ainda um pai ou um irmão?’. 20 e respondemos ao Ministro meu Senhor: ‘Sim, temos um velho pai e outro irmão menor, filho de sua velhice; o irmão dele morreu, e só ele resta como filho único de sua mãe; e seu pai o ama’. 21E tu ordenaste a teus servos: ‘Trazei-o para que eu o veja com os meus próprios olhos!’. 23b‘Se vosso irmão menor não vier convosco, não mais podereis aparecer diante de mim!’. 24Voltamos então para junto de nosso pai, teu servo, e lhe contamos as palavras do Ministro meu Senhor. 25E quando nosso pai disse: ‘Ide comprar mais uma vez um pouco de mantimento’, 26nós lhe respondemos: ‘Nós não podemos voltar sem ter conosco nosso irmão menor, porque não poderemos nos apresentar àquele homem sem ter conosco nosso irmão menor!’. 27Então teu servo, nosso pai, nos disse: ‘Bem sabeis que minha mulher só me deu dois filhos: 28um partiu para bem longe de mim, e eu disse: certamente foi despedaçado por uma fera, e de fato até agora nunca mais o tenho visto. 29Se me tirardes ainda mais este de junto de mim, e se lhe acontecer uma desgraça, vós fareis que meus cabelos brancos desçam na amargura para o Xeol’. 45.1E José não pôde mais se conter diante de todos os que o cercavam e deu ordem: “Fazei sair todo mundo de junto de mim”. E ninguém mais estava perto dele, quando José se deu a conhecer a seus irmãos. 2Ele levantou a voz e começou a chorar tão alto que os egípcios ouviram, e a notícia chegou até a corte de Faraó. 3 José disse a seus irmãos: “Eu sou José! Vive ainda meu pai?”. Mas seus irmãos não podiam responder de tão assustados ficaram em sua presença. 4Disse-lhes então José: “Aproximai-vos de mim!”. E eles se aproximaram. Ele disse: “Eu sou José, vosso irmão que vendestes para o Egito. 5Mas agora não fiqueis aflitos, nem vos atormenteis por me terdes vendido para cá, pois foi para a preservação da vossa vida que Deus me mandou adiante de vós.


 


Salmo: Sl 104(105),16-17.18-19.20-21 (R/. 5a)

R.: Lembrai as maravilhas que operou!


16Quando fez vir à terra a grande fome e privou-os do pão que os sustentava, 17 à frente deles já mandara um homem, José, então vendido como escravo.

18Teve José seus pés agrilhoados e uma argola de ferro no pescoço, 19 até que se cumpriu o que previra e a palavra de Deus foi confirmada.

20Então mandou o rei que o libertassem, livrou-o dos grilhões o soberano: 21 fê-lo senhor de toda a sua casa, de todos os seus bens o dispenseiro.



Evangelho: Mt 10,7-15

7Pregai, pelo caminho: ‘O reino dos céus está perto’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. Acabais de receber de graça, dai de graça. 9Não arranjeis nem ouro, nem prata, nem dinheiro para carregar convosco, 10nem saco de viagem, nem duas túnicas, nem calçado, nem bordão, porque o trabalhador tem direito ao seu sustento. 11Quando entrardes em qualquer cidade ou povoado, perguntai se há uma pessoa digna de vos receber e ficai em sua casa até a vossa partida. 12Quando entrardes numa casa, saudai a família que nela mora; 13se de fato aquela família for digna, descerá sobre ela a vossa paz; se, porém, não for, que a paz vos seja devolvida. 14E se alguém de uma casa ou cidade não vos acolher nem ouvir vossas palavras, saí de lá sacudindo o pó de vossos pés. 15Eu vos declaro esta verdade: no dia do Juízo haverá menos rigor para a região de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade.



Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2019 - Ano C - São Lucas, Brasília, Edições CNBB, 2018.

Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola, 2016.

 


Boa Nova para cada dia




De graça recebestes, de graça dai (Mt 10,8b).

Neste Evangelho Jesus continua enviando os apóstolos para que anunciem a Israel o Reino de Deus.

- Desta vez Jesus lhes dá a mensagem que devem anunciar:

O Reino dos Céus está próximo (Mt 10,7).

- Depois diz o que devem fazer para provar como o Reino dos Céus está chegando: curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios (Mt 10,8a). Todos estes milagres eram sinais dos tempos messiânicos. E realizando-os, os apóstolos davam a conhecer ao mundo que Jesus era o Messias prometido.

- Jesus ensina como os apóstolos devem fazer tudo isto: de graça recebestes, de graça dai (Mt 10,8b). Se quisessem receber alguma recompensa, estariam dando a entender que estes milagres eram feitos pelo poder deles. Estariam negando o Reino do poder de Deus que deveriam anunciar.

- o operário tem direito a seu sustento (Mt 10,10). Jesus lhes ensinava que quem providencia tudo a seus operários é Deus. Então tudo o de que precisassem Deus lhes daria, fosse ouro, prata, dinheiro, sacola, duas túnicas, sandálias e bastão (Mt 10,9-10).

- os apóstolos devem corresponder à boa ou à má acolhida dando a todos sua paz (Mt 10,11-14). Isto é, Jesus os previne: o Reino dos Céus será aceito por alguns e rejeitado por outros. Mas os apóstolos não devem se preocupar com os que rejeitam o Reino dos Céus, porque a Paz que este Reino lhes dá permanecerá com eles.

Pensemos nos que Deus escolheu para serem seus apóstolos hoje, sem excluir os que pelo próprio batismo são neste mundo sinal de que o Reino de Deus está governando toda a humanidade mesmo que esta não se dê conta disto.

Nada do que se opõe ao Reino dos Céus hoje em dia deve nos abalar. Se o anunciamos a quem não o deseja, a paz de Deus continua, mesmo assim, dentro de nós.

Hoje a Igreja comemora São Bento, fundador da ordem beneditina. Por séculos os beneditinos e as beneditinas têm dado testemunho do Reino de Deus neste mundo. Rezemos por todos eles e elas, pedindo a Deus que lhes mande santas vocações.



Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma





Preencha seus dados abaixo e receba as novidades da Loyola.
Nome:
E-mail:
  
Sobre a Edições Loyola | Serviços Gráficos | Fale Conosco | Distribuidores e representantes | Revista Mensageiro | Liturgia Diária | Eventos | Política de Vendas | Política de Privacidade

Rua: Mil Oitocentos e Vinte e Dois, 341 - Ipiranga
CEP: 04216-000 - São Paulo - SP
Tel.: 11 3385-8500 | 2063-4275 | 3385-8501
Formas de Pagamento
Acompanhe
Youtube  
Certificados
© 2011 Edições Loyola . Todos os direitos reservados
Visualize este site com resolução mínima de 1024 x 768
DesignbyC10