Login  |   Cadastre-se   |   Fale Conosco  |   Trabalhe Conosco  |   Ajuda             Youtube  

21 de agosto de 2019
Carrinho Vazio
Você está em: Home >> Liturgia Diária


Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Liturgia do dia 10/07/2019


Leituras
Gn 41,55-57; 42,5-7a.17-24a
Sl 32(33),2-3.10-11.18-19 (R/. 22)
Mt 10,1-7

14ª Semana do Tempo Comum

Quarta-Feira


Primeira Leitura: Gn 41,55-57; 42,5-7a.17-24a

55Depois, todo o país do Egito começou a sentir a fome, e o povo pedia pão a Faraó, em altas vozes, mas Faraó disse a todos os egípcios: “Dirigi-vos a José, e fazei o que ele vos disser”. 56A fome grassava por toda a superfície da terra. Então José abriu os celeiros e vendeu trigo aos egípcios. E a fome foi se agravando no país do Egito, 57mas todas as nações vinham ao país do Egito a fim de comprar trigo de José, porque a fome grassava por toda a terra. 5Os filhos de Israel partiram, pois, na companhia dos outros que iam ao Egito comprar trigo, pois grassava a fome no país de Canaã. 6José, que governava todo o país, era quem dirigia a venda de trigo a todo o povo do país. Chegando junto dele, os irmãos de José se prostraram com o rosto por terra. 7Ao ver seus irmãos, José os reconheceu. 17E ele os confinou sob custódia por três dias. 18No terceiro dia disse-lhes José: “Eis o que deveis fazer se quiserdes salvar a vida, pois eu sou um homem temente a Deus: 19 se de fato sois sinceros, que um de vós fique preso aqui na casa onde estais sob custódia, enquanto vós outros ireis levar o trigo para o sustento de vossas famílias. 20Trazei-me vosso irmão menor, para que se possam verificar vossas palavras, e assim não morrereis”. E eles assim fizeram. 21E eles começaram então a se dizer uns aos outros: “Ah! nós temos culpa no caso do nosso irmão: nós vimos a angústia de sua alma quando ele nos suplicava compaixão, e nós não o atendemos! É por isso que nos veio esta tribulação”. 22Rúben falou-lhes: “Eu bem que dizia: ‘Não façais este crime contra o menino!’, mas não me escutaste, e agora se pede conta a nós de seu sangue”. 23Não suspeitavam que José tudo entendia, porque ele lhes falava por meio de um intérprete. 24E José afastou-se e chorou.


 


Salmo: Sl 32(33),2-3.10-11.18-19 (R/. 22)

R.: Venha a nós, ó Senhor, a tua graça: colocamos em ti nossa esperança!


2Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o. 3Cantai em sua honra um canto novo; por entre aclamações salmodiai. 

10Ele desfaz o plano das nações, os projetos dos povos aniquila. 11Porém seu plano dura eternamente e, pelas gerações, seus pensamentos. 

18Porém olha o Senhor pelos que o temem, aqueles que confiam em seu amor, 19para livrar da morte as suas almas e fazê-los viver quando houver fome!



Evangelho: Mt 10,1-7

1Jesus convocou os seus doze discípulos e lhes deu o poder de expulsar os espíritos impuros e de curar toda espécie de doenças e enfermidades. 2Estes são os nomes dos doze apóstolos: em primeiro lugar, Simão, que foi chamado Pedro, e seu irmão. André; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; 3Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; 4 Simão, o Nacionalista, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu. 5 Jesus enviou esses Doze em missão, tendo-lhes dado as seguintes instruções: “Não tomeis o caminho que conduz aos pagãos e não entreis em nenhuma cidade dos samaritanos. 6 Ide, de preferência, às ovelhas perdidas da casa de Israel. 7Pregai, pelo caminho: ‘O reino dos céus está perto’



Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2019 - Ano C - São Lucas, Brasília, Edições CNBB, 2018.

Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola, 2016.

 


Boa Nova para cada dia




Proclamai que o Reino de Deus está próximo (Mt 10,7).

O Evangelho de São Mateus inicia uma parte nova, sobre os discursos de Jesus, em todo este capítulo 10.

E logo de início Jesus aparece reunindo os seus discípulos e mandando-os para anunciarem a chegada do Reino de Deus por todo território onde habitavam os judeus. Era a Judéia e a Galileia. Não deviam ir à Samaria nem entrar na terra dos gentios, isto é, dos que não eram judeus.

Importa mostrar a Israel que as promessas de Deus se realizam em Jesus. Por isso os apóstolos devem ir somente aos judeus: dirigi-vos, antes, às ovelhas desgarradas de Israel.(Mt 10,6).

Eles anunciarão o Reino de Deus já presente no mundo primeiro na pessoa de Jesus. Em seguida o Reino se manifestará nas pessoas dos próprios apóstolos por meio dos milagres que farão. Para isto Jesus lhes deu o poder de expulsar os demônios e curar todos os tipos de doenças.

Eles devem ir em completa pobreza: se eles mesmos procuram o Reino de Deus, tudo o mais lhes será acrescentado (Mt 6,33). E assim os apóstolos partiram.

E este trecho do Evangelho termina aqui.

O que aconteceu depois? Saberemos bem mais tarde, e por meio de  Lc 22,35: Jesus lhes perguntou: Quando vos mandei sem bolsa, sem alforje e sem sandálias, faltou-vos, porventura, alguma coisa? Nada, disseram eles.

Notemos como o projeto de Jesus ajudado por seus apóstolos se realiza perfeitamente. Do começo ao fim.

Quando nos comprometemos com Ele, devemos saber que em primeiro lugar quem se ocupa pelo sucesso de nossa colaboração com sua Igreja é Ele mesmo. Se Ele está conosco, quem estará contra nós? É o que São Paulo nos ensina em Rm 8,31 com o Sl 26(27),1.



Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma





Preencha seus dados abaixo e receba as novidades da Loyola.
Nome:
E-mail:
  
Sobre a Edições Loyola | Serviços Gráficos | Fale Conosco | Distribuidores e representantes | Revista Mensageiro | Liturgia Diária | Eventos | Política de Vendas | Política de Privacidade

Rua: Mil Oitocentos e Vinte e Dois, 341 - Ipiranga
CEP: 04216-000 - São Paulo - SP
Tel.: 11 3385-8500 | 2063-4275 | 3385-8501
Formas de Pagamento
Acompanhe
Youtube  
Certificados
© 2011 Edições Loyola . Todos os direitos reservados
Visualize este site com resolução mínima de 1024 x 768
DesignbyC10