voltar Liturgia diária 28/09/2020 Segunda-feira - 26ª Semana do Tempo Comum - Ano Par

Boa Nova para Cada Dia

28 segunda. 26ª Semana do Tempo Comum

Jó 1,6-22; Sl 16(17),1.2-3.6-7; Lc 9,46-50

 

“ ... aquele que entre vós for o menor, esse é o maior” (Lc 9,48).

                No Evangelho de hoje vemos em detalhe um dos pontos em que os discípulos de Jesus revelaram sua confusão sobre o Reino de Deus e a imaginada hierarquia de seus ‘ministros’.

                Um dia Jesus ouviu uma discussão entre seus discípulos. Eles queriam saber qual deles seria o maior no futuro Reino de Deus que Jesus estabeleceria na terra.

                Jesus, então, chamou uma criança e a indicou como modelo para quem desejasse ser o maior no Reino de Deus. E disse:

                “... aquele que entre vós for o menor, esse é o maior” (Lc 9,48).

                Ora, de todos aqueles homens ali reunidos, quem poderia ser o maior por se considerar o menor, que veio servir e não para ser servido (Mc 10,45)? Era o próprio Jesus!

                Ele, portanto, foi destinado por Deus Pai para ser o maior em Seu Reino. O Salmo 109(110),1 foi interpretado pela Igreja primitiva como afirmação sobre o Reino de Cristo ao lado de Deus Pai, que aqui diz:

                “Assenta-te ao meu lado direito ...” [Sl 109(110),1]. É assim que Jesus ocupa o primeiro lugar no Reino de Deus.

                Porém esta compreensão ainda estava muito longe da mente dos discípulos de Jesus que discutiam quem seria o maior no Reino de Deus. Enquanto isto, Jesus tinha paciência, sabendo que um dia o Espírito Santo lhes ensinaria tudo.

                A tentação de ser o maior ataca a todos nós, um dia ou outro, de um jeito ou de outro. Nosso orgulho nos leva a isto, e distorce o verdadeiro sentido de nosso ser cristão dentro do Reino de Deus.

                Rezemos pela mudança desta mentalidade, e aprendamos de Jesus a maneira correta de nos dispormos ao serviço de todos, não para sermos servidos. Foi ele que também disse:

                “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração” Mt 11,29. Aprendendo com ele encontraremos, então, nosso lugar no Reino de Deus.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma