voltar Liturgia diária 28/10/2021 São Simão e São Judas, Apóstolos . Festa

Dia 28 - quinta-feira – Santos Simão e Judas Tadeu: Ef 2,19-22; Sl 18(19A), Lc 6,12-19.

BOA NOVA PARA CADA DIA. A LITURGIA DIÁRIA COMENTADA

Jesus tem longos tempos de oração. Ele sabe, e nos ensina, que sem essa intimidade com Deus não há como conhecer a sua vontade nem se manter firme, sem se desviar, na missão confiada por Deus. O chamado dos Doze não aconteceu de uma só vez. É por isso que, no evangelho, nós temos três relatos da vocação dos primeiros discípulos: o primeiro, junto ao mar da Galileia, o segundo sobre a montanha e, ainda o chamado de Levi, sentado na coletoria de impostos. Que tenha constituído um grupo de doze apóstolos, revela a intenção de significar com isso o novo Israel ou, se preferirem, o Israel transfigurado. Segundo o nosso relato, a escolha dos Doze é fruto de uma revelação e eleição divinas. A montanha é o lugar do encontro e da revelação de Deus (Ex 3,1-6.13-15) e da revelação dos desígnios de Deus (Ex 3,6-12). É na oração de Jesus que é concebida a escolha dos Doze entre os discípulos. O autor do relato já conhece o desfecho da história terrestre de Jesus, por isso ao nome de Judas ele acrescenta o motivo do seu mal: traiu Jesus entregando-o nas mãos dos chefes do povo. Descendo da montanha com os Doze e os demais discípulos, Jesus se depara com a carência e a miséria da multidão que o espera. Todos queriam tocá-lo, pois dele saía uma força que curava a todos. Não se trata de magia ou coisa do gênero, mas da comunicação do Espírito Santo pelo qual o ser humano é santificado.

A memória de S. Simão e São Judas Tadeu seja ocasião para agradecer o dom da fé recebida através do testemunho dos Apóstolos.

 

Autor: Pe. Carlos Alberto Contieri, biblista que estudou a Sagrada Escritura em países como Itália, Bélgica e Israel, atualmente é Diretor do Pateo do Collegio e Coordenador do Patrimônio Histórico e Cultural da Companhia de Jesus no Brasil.