voltar Liturgia diária 10/08/2020 São Lourenço, Diácono e Mártir, festa

Primeira Leitura: 2Cor 9,6-10

6 Esta é a questão: quem pouco semear, pouco vai colher; quem muito semear, muito vai colher. 7 Cada um dê conforme decidiu lá consigo mesmo, sem tristeza nem constrangimento, porque Deus ama a quem dá com alegria. 8 Deus tem o poder de vos fazer ricos de toda espécie de graças. Deste modo, tendo sempre o que for preciso em tudo, ainda vos restará muito para todo tipo de boas obras. 9 Assim está escrito: Distribuiu, deu aos pobres, e sua justiça, dura para sempre. 10 Aquele que dá a semente ao semeador, e o pão para o seu sustento, também fará com que vossa semente se multiplique e cresçam os frutos da vossa justiça.

 

Salmo: Sl 111(112),1-2.5-6.7-8.9 (R/. 5a)

R.: O bom se compadece!

1 Feliz o homem que é temente a Deus, que nos seus mandamentos se compraz! 2 Poderosa será sua linhagem e a sua geração abençoada.

5 O bom se compadece, empresta ao próximo,  dispõe com equidade dos seus bens. 6 Jamais vacilará sua conduta,  o justo será sempre relembrado.

7 Não temerá jamais notícias tristes,  confia no Senhor e é inabalável. 8 Firme é o seu coração e nada teme;  contemplará de cima os inimigos.

9 Distribui generoso os seus haveres,  jamais hão de cessar suas esmolas.  Ergue-se poderoso em sua glória,

 

Evangelho: Jo 12,24-26

24 Eu vos afirmo e esta é a verdade: se o grão de trigo não cair na terra e morrer, ficará só. Se, pelo contrário, ele morrer, dará muito fruto. 25 Quem ama sua vida a perderá; quem, neste mundo, odeia sua vida a guardará para a vida eterna. 26 Se alguém me quer servir, que me siga, e onde eu estiver, estará também meu servidor. Se alguém me servir, o Pai o honrará.

Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola, 2016

 

Boa Nova para cada dia

“... quem faz pouca conta de sua vida neste mundo, conservá-la-á para a Vida Eterna” (Jo 12,25).

                O Evangelho desta festa de São Lourenço, mártir em Roma, é muito apropriado para nos fazer ver como se realizam as palavras de Jesus em quem, por Ele, padece até o martírio:

“Quem se apega a sua vida, perde-a;

mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo,

conservá-la-á para a Vida Eterna” (Jo 12,25)..

             

                Nenhum cristão seria capaz de aceitar o martírio, e com ele a perda da própria vida terrena, se não tivesse a certeza de receber a Vida Eterna que Jesus promete neste Evangelho.

                São Lourenço tinha fé em Deus, esperança na Vida Eterna prometida por Jesus e amor à Santíssima Trindade para aceitar, com toda firmeza, o martírio. Para ele morrer por Jesus Cristo era um ganho maior. Sem dúvida ele tornou sua a frase que São Paulo tinha escrito aos cristãos de Filipos:

                “... para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro” (Fl 1,21).

                Não podemos pensar que estas frases de Jesus e de São Paulo somente se aplicam a santos dispostos a dar a vida pela fé em Deus.

                As formas de martírio são muitas, em qualquer época em que vivamos nós, os cristãos. Umas são mais difíceis, outras menos. Mas todos nós temos que avaliar a importância da Vida Eterna para entendermos como vale mais que a vida que conduzimos nesta terra. A nossa vida terrena é de alguns anos. A Vida Eterna não tem fim.

                Todos nós temos que enfrentar situações em que nossas preferências pessoais, nosso estilo de vida, nossas comodidades, devem ser deixados de lado para que não percamos a esperança da Vida Eterna.

                Não esqueçamos o fim do Evangelho de hoje:

                “Se alguém quer Me servir,

siga-me, e onde eu estou,

estará também meu servo” (Jo 12,26).

                Isto Jesus falou estando ainda neste mundo antes de ressuscitar. Sua própria companhia já era o prêmio a quem o seguia.

                Mas hoje seguimos o Cristo Ressuscitado: um dia nos veremos elevados aos céus, para permanecermos com ele para sempre, na Vida Eterna.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma