voltar Liturgia diária 22/07/2021 Santa Maria Madalena . Memória

Dia 22 - quinta-feira – Santa Maria Madalena: Ct 3,1-4; Sl 62(63); Jo 20,1-2.11-18.

BOA NOVA PARA CADA DIA. A LITURGIA DIÁRIA COMENTADA

Maria Madalena, discípula de Jesus, da qual Jesus havia libertado de muitos males (Lc 8, 1-3), é agora testemunha de sua ressurreição. Perdoada de seus muitos pecados (cf. Lc 8,1-3), Maria Madalena permaneceu fiel ao Senhor até o fim; ela estava, juntamente com a mãe de Jesus, aos pés da cruz (cf. Jo 19,25). O primeiro dia da semana é a unidade de tempo que perpassa os relatos da “aparição do ressuscitado”. A pedra retirada do túmulo e o túmulo vazio não são provas da ressurreição. A ressurreição não pode ser provada ao modo da ciência. Ela é objeto da fé. A presença do ressuscitado não é evidente nem experimentada imediatamente. Num primeiro momento, Maria Madalena não pôde “ver” o Senhor através dos seus sinais. Isso porque o reconhecimento do Ressuscitado necessita do testemunho e da fé. A tristeza impede de ver com clareza e para além do imediatamente perceptível. O Senhor trata a cada um pessoalmente por isso sua palavra a Maria Madalena suscita nela a exclamação própria da fé: Rabûni! Maria Madalena entra no mistério de Jesus Cristo ressuscitado; experimenta que o que ela imaginava e a fazia sofrer difere do que ela agora experimenta no encontro com o Senhor: o corpo transfigurado de Jesus pela ressurreição permite encontrá-lo nas mais diferentes situações da existência humana. O encontro de Maria Madalena com o Senhor foi de tal modo profundo que ela pôde dizer: “Eu vi o Senhor”.

Sobre Maria Madalena S. Gregório Magno escreve: “Maria, chamada pelo próprio nome, reconhece quem lhe falou; e imediatamente exclama: Rabuni, que quer dizer Mestre (Jo20,16). Era ele a quem Maria Madalena procurava exteriormente; entretanto, era ele que a impelia interiormente a procurá-lo”.

 

Autor: Pe. Carlos Alberto Contieri, biblista que estudou a Sagrada Escritura em países como Itália, Bélgica e Israel, atualmente é Diretor do Pateo do Collegio e Coordenador do Patrimônio Histórico e Cultural da Companhia de Jesus no Brasil.