voltar Liturgia diária 23/10/2021 Sábado da 29ª Semana Do Tempo Comum

Dia 23 – sábado: Rm 8,1-11; Sl 23(24); Lc 13,1-9.

BOA NOVA PARA CADA DIA. A LITURGIA DIÁRIA COMENTADA

Subindo para Jerusalém, Jesus se encontra com uma grande diversidade de pessoas e de situações. A todos ele acolhe, e às mais variadas situações ele dá a sua resposta. Para ele, é ocasião de instruir intensamente os seus discípulos. Caminhando para a sua morte ele vai semeando a vida em todos os que ele encontra. A perícope do evangelho proposta para hoje é própria a Lucas. Independentemente da dificuldade de verificar historicamente os fatos evocados no relato, o importante é o valor da interpelação que os fatos suscitam, a saber, a conversão (vv.3.5). A morte dos galileus e a dos habitantes de Jerusalém é um convite à conversão e ao reconhecimento do tempo presente como tempo da visita salvífica de Deus. Para a tradição rabínica, a figueira é símbolo do estudo da Torá. Ela está plantada na vinha, assim como a Torá está plantada no coração do povo de Israel. O fruto da meditação da Lei deveria ser a conversão. No entanto, na interpretação de Jesus, isso não aconteceu. A figueira estéril pode, assim, ser símbolo da infidelidade do povo que não internalizou a Lei de Deus. A figueira será, então, cortada e arrancada do meio da vinha? Não! Deus não desiste facilmente do seu povo. Ele continua confiando no fruto a ser dado e colhido. A parábola acentua a bondade de Deus e afirma que a maldade humana não impede Deus de ser Bom.

 

Autor: Pe. Carlos Alberto Contieri, biblista que estudou a Sagrada Escritura em países como Itália, Bélgica e Israel, atualmente é Diretor do Pateo do Collegio e Coordenador do Patrimônio Histórico e Cultural da Companhia de Jesus no Brasil.