voltar Liturgia diária 21/11/2020 Sábado - 33ª Semana do Tempo Comum - Ano Par

“Quem é minha mãe e quem são os meus irmãos?” (Mt 12,48b).

 

              Nesta memória da Apresentação de Nossa Senhora lemos o Evangelho de São Mateus, 12,46-50.

              Segundo antiga tradição cristã a Mãe de Jesus, ainda criança, foi apresentada ao Templo de Jerusalém para ser consagrada a Deus.

Embora não tenhamos documentos escritos para provar este fato, a Igreja entendeu que a Mãe do Filho de Deus devia ter vivido toda sua existência consagrada a Deus. Por este motivo foi suposta, num determinado momento de sua infância, esta consagração.

Somente uma comprovação da santidade de Maria aparece no Evangelho, quando o Anjo Gabriel a saúda afirmando que ela é ‘Cheia de Graça’ . “Cheia de Graça” porque desde antes de seu nascimento Deus a fez sem pecado original. Por isso ela desde sempre a fez consagrada a Ele.

 

              Jesus viu e admirou em Sua Mãe esta consagração e esta santidade.

              Quantas vezes Ele, desde criança, terá confirmado como Sua Mãe vivia perfeitamente a vontade de Deus e como estava em constante união com Deus Pai.

Ele terá pensado: “um dia vou propor Minha Mãe como modelo do cumprimento da Lei de Deus”.

E este dia chegou.

Foi quando, estando Ele ocupado com a multidão que O ouvia, disseram-Lhe que Sua Mãe e seus irmãos aguardavam um momento de falar com Ele. Naquele momento Jesus se lembrou da santidade de Sua Mãe e disse: “... todo aquele que faz a vontade de Meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e Minha Mãe” (Mt 12,50bc).

 

Nós não fazemos a vontade do Pai de Jesus?

Se o fazemos, imitamos não só Sua Mãe. Imitamos o próprio Jesus.

Sejamos firmes e constantes no cumprimento da Vontade de Deus. Nisto estaremos com Jesus, que nos disse: “... vós orareis assim: Pai nosso, que estais nos céus, santificado seja o Vosso Nome” (Mt 6,9).