voltar Liturgia diária 17/10/2020 Sábado - 28ª Semana do Tempo Comum - Ano Par

BOA NOVA PARA CADA DIA

17 sábado. Santo Inácio de Antioquia

Ef 1,15-23; Sl 8,2-3a.4-5.6-7; Lc 12,8-12

 

“... aquele que me renegar diante dos homens, será renegado diante dos anjos de Deus” (Lc 12,9).

                Começamos a meditação sobre o Evangelho de hoje a partir da grave advertência de Jesus aos que nele creem. Somos todos nós, pessoas às quais Jesus previne sobre o risco de negá-lo diante das pessoas.

                Isto Jesus disse, primeiro, aos seus discípulos, porque num futuro bem próximo eles seriam levados aos tribunais dos judeus. Ali seriam forçados a negar Jesus, o Filho de Deus, o Messias, o Rei espiritual de Israel.

                Porém Jesus não quer que seus discípulos desanimem. Não acontecerá, no momento em que forem levados aos tribunais, apenas o risco de negá-lo. Acontecerá, no mesmo instante uma maravilhosa intervenção de Deus, descrita assim por Jesus:

                “ ... não fiqueis preocupados como ou com o que vos defendereis,

ou com o que direis,

pois nessa hora o Espírito Santo vos ensinará

o que deveis dizer” (Lc 12,11-12).

                Ouvindo estas palavras, os discípulos perderam o medo do risco de negarem Jesus um dia. E, mais tarde, quando receberem o Espírito Santo em Pentecostes, terão não só a fortaleza diante dos tribunais judeus, ou dos tribunais romanos, mas terão as exatas palavras dadas pelo Espírito Santo para sua defesa. Serão grandiosos os momentos destes julgamentos, porque com os discípulos o próprio Espírito Santo estará. Será uma experiência do poder de Deus que ultrapassa todos os poderes humanos.

                E foi isto que aconteceu com os apóstolos e com os mártires cristãos.

                Ainda não era tudo.

                Jesus prometeu-lhes:

                “Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens,

o Filho do Homem dará testemunho dele

diante dos anjos de Deus” (Lc 12,8)

                Isto é, o testemunho que os discípulos dariam de Jesus seria garantido e sem temores na terra, e, mais ainda, premiado no céu.

                Conosco, em nossos dias, acontece o mesmo.

                Se alguma vez os inimigos de Jesus nos exigirem nosso testemunho de fé nele, não precisamos ter medo de nada: não estaremos abandonados a nossas forças ou a nossas defesas apenas humanas: a ajuda divina virá em nosso socorro com as palavras inspiradas pelo Espírito Santo. É deste modo que tudo, no testemunho de Jesus, se transforma em motivo de alegria, fortalecimento na fé e esperança de prêmio na Vida Eterna.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma