voltar Liturgia diária 26/11/2020 Quinta-feira - 34ª Semana do Tempo Comum - Ano Par

Então, verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem, com grande poder e glória (Lc 21,27).

 

              No Evangelho de hoje Jesus prevê o fim de Jerusalém. Ele o descreve com muitos detalhes.

              Ora, a profecia sobre o fim de Jerusalém, no início da Igreja, já aconteceu.

              Portanto esta profecia não é sobre o fim do mundo, mas sim e apenas de Jerusalém.

              Isto é certo, porque Jesus prevê, depois da destruição de Jerusalém, o ‘cumprimento do tempo dos pagãos’ (Lc 21,24), isto é, da dominação romana. Ora, a dominação romana da Judéia terminou há muitos séculos. Portanto nem isto foi profecia sobre o fim do mundo.

 

Isto não significa que o fim do mundo não acontecerá, pois Jesus dá outros sinais.

Serão desastres naturais: as forças cósmicas serão abaladas: haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas, maremotos, violentos barulhos das ondas nos oceanos.

Mas o sinal definitivo da chegada do fim do mundo e do Juízo Final será a vinda do Filho do Homem sobre as nuvens do céu, com grande Poder e Glória (Lc 21,27).

 

Diante deste sinal definitivo, o que acontecerá com a Igreja de Jesus Cristo?

Todos ficarão felizes, não cheios de medo! Ele disse: “ ... levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima” (Lc 21,28bc).

 

É que neste momento vai chegar a libertação definitiva da triste existência terrena, para ter início a Vida Eterna com Jesus Cristo, com Deus Pai e o Espírito Santo para sempre.

Foi nesta esperança que toda a Igreja viveu por séculos. Foi esta a razão de nossa espera, como disse São Pedro: ... estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da Esperança que há em vós (1Pe 3,15).