voltar Liturgia diária 03/06/2020 Quarta-Feira - 9ª Semana do Tempo Comum – Ano Par

Primeira Leitura: 2Tm 1,1-3.6-12

1 Paulo,  apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus, com a missão de anunciar a promessa da vida que temos em Jesus Cristo, 2 a Timóteo, filho caríssimo. Graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor! 3 Dou graças a Deus, a quem sirvo, como os meus antepassados, com consciência limpa, sempre lembrando de ti em minhas orações, noite e dia. 6 Por isso eu te peço que reanimes o dom de Deus, recebido pela imposição das minhas mãos. 7 Porque não foi um espírito de fraqueza que Deus nos deu, mas um espírito de força, de amor e de autodomínio. 8 Portanto, não tenhas vergonha de ser testemunha de Nosso Senhor, nem de mim, que estou preso por causa dele. Mas, pelo contrário, sofre comigo pelo Evangelho, confiando na força de Deus. 9 Ele nos salvou. Também nos fez um chamado santo, não por nossas ações, mas pelo seu desígnio e pela sua graça. Esta graça nos foi dada desde toda a eternidade, em Cristo Jesus. 10 Ela manifestou-se agora pela aparição do nosso Salvador, Cristo Jesus. Foi ele quem acabou com a morte e fez a vida e a imortalidade brilharem como a luz, por meio do Evangelho. 11 Eu recebi a missão de ser o anunciador, apóstolo e mestre deste Evangelho. 12 Eis a razão por que estou sofrendo. Mas não me envergonho, porque sei em quem estou confiando e tenho toda certeza de que ele é capaz de defender tudo o que me confiou, até aquele dia.

 

Salmo: Sl 122(123),1-2a.2bcd (R/.1a)

R.: A ti, sentado nos céus,  levanto agora os meus olhos!

1 Canto das subidas.  A ti, sentado nos céus, levanto agora os meus olhos. 2a Tal como os olhos dos servos buscam as mãos do Senhor;

2bcd e como os olhos das servas, buscam as mãos da senhora,  os nossos buscam a Deus  até que Deus tenha pena.

 

Evangelho: Mc 12,18-27

18 Alguns saduceus foram procurá-los. Eles ensinam que não há ressurreição. E lhe fizeram esta pergunta: 19 “Mestre, Moisés determinou: Se alguém tem um irmão e este morre deixando a mulher sem filhos, ele deverá casar-se com a viúva para dar uma descendência ao irmão falecido. 20 Ora, havia sete irmãos. O primeiro casou e morreu sem deixar descendência. 21 O segundo casou com a viúva e morreu sem descendência; do mesmo modo o terceiro. 22 E nenhum dos sete deixou descendência. Depois de todos eles, morreu a mulher. 23 Na ressurreição, quando ressuscitarem, de qual deles será a mulher, se todos os sete a tiveram por mulher?”. 24 Jesus respondeu: “Por acaso não estareis vós mesmos em erro, por não conhecerdes nem as Escrituras, nem o poder de Deus? 25 Pois, quando ressuscitarem dentre os mortos, não haverá nem esposo nem esposa, mas serão como anjos no céu. 26 E sobre a ressurreição dos mortos, não lestes no livro de Moisés, no episódio da sarça, como Deus lhe disse: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó? 27 Ele não é um Deus dos mortos, mas de vivos. Vós estais num grande erro”.

Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2019 - Ano C - São Lucas, Brasília, Edições CNBB, 2018.

Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola, 2016

 

Boa Nova para cada dia

“Com efeito, quando os mortos ressuscitarem, os homens e as mulheres não se casarão, pois serão como os anjos do céu” (Mc 12,25)

                Como o Evangelho de ontem, o de hoje nos mostra Jesus sendo confrontado por judeus.

                Desta vez foram os saduceus que armaram uma trama, por eles considerada perfeita, para prender Jesus.

                Os saduceus não acreditavam em ressurreição.

                E será a partir do problema que inventaram que Jesus lhes ensinará que há vida depois da morte. Isto é, até os saduceus admitiam que não tinham morrido para sempre, depois desta vida na terra, os Patriarcas Abraão, Isaque e Jacó. Isto Jesus lhes diz para provar que depois da morte terrena há uma Vida Eterna.

                Precisamente na Vida Eterna é que os homens e mulheres não precisam se casar e gerar mais filhos. Estarão acima da existência temporal. Estarão na eternidade. Serão como anjos que vivem para sempre e não geram outros anjos.

Foi com estas explicações que Jesus resolveu o falso problema da viúva de sete maridos. Depois que morresse, se houvesse ressurreição, diziam eles, de qual dos sete maridos seria esposa?

Jesus provou que depois desta vida temporal na terra há uma Vida Eterna na qual já vivem os Patriarcas de Israel. Deste modo os saduceus tiveram que admitir que em Jesus havia uma sabedoria que homem algum tinha. Ele era a Sabedoria de Deus.

Confiemos na sabedoria de Jesus e no poder de Deus.

Ficaremos firmes na fé diante dos desafios que o mundo nos traz contra ela.

 

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma