voltar Liturgia diária 28/10/2020 Quarta-Feira - 30ª Semana do Tempo Comum - Ano Par

BOA NOVA PARA CADA DIA

28 quarta. Santos Simão e São Judas apóstolos

Ef 2,19-22; Sl 18(19A),2-3.4-5; Lc 6,12-19

 

                Nesta festa de São Judas Tadeu o Evangelho é especial.

                De início o Evangelho logo nos mostra como São Judas era importante para Jesus, porque antes de escolhe-lo Jesus passara em oração toda a noite sobre um monte, em solidão com Deus, consultando a vontade do Pai sobre cada um de seus discípulos. Jesus, portanto, não escolheu cada discípulo, futuro apóstolo, somente por sua vontade. A do Pai contava em primeiro lugar. Será, de fato, o Pai, que dará a Jesus o poder de conferir aos apóstolos a tarefa de julgar as doze tribos de Israel (Lc 22,29-30).

                São Judas Tadeu está enumerado entre aqueles que Jesus escolheu: Lc 6,16.

                Logo em seguida, em Lc 6,17-18, Jesus faz muitos milagres diante de uma grande multidão da Judéia, de Jerusalém e do litoral da Tiro e Sidônia.

Ora, isto Judas e os outros discípulos viram e se admiraram. Jesus, que os escolhera, tinha o poder de Deus. E seus discípulos teriam poder como Jesus, porque um dia Jesus os mandará por muitas cidades e aldeias para anunciar a vinda do Reino de Deus. Eles não irão levar apenas esta Boa Nova do Reino. Eles mostrarão como o Reino de Deus estava atuando no meio das pessoas. Isto porque Jesus lhes dará o poder de fazer curas e expulsar demônios (Lc 9,1).

                A importância dos discípulos e apóstolos de Jesus está no estreito relacionamento entre eles e Jesus. Sem Jesus não há discípulos nem apóstolos.

                Ou seja, tudo na vida de um apóstolo depende de Jesus. Entendamos bem isto, pois Jesus mesmo disse: “Sem mim nada podeis fazer” (Jo 15,5).

                Peçamos a Jesus que nos faça seus discípulos e apóstolos dentro de nossas possibilidades nos dias de hoje. Ele precisa de nós e nos manda pedir ao Pai mais ajudantes para sua tarefa de Salvação do mundo: “A messe é grande, mas poucos os operários” (Lc 10,2).

                Não entendamos esta tarefa como alguma coisa difícil ou aborrecida. Pelo contrário, à medida em que nos comprometemos com as pastorais da Igreja, mais nos enriquecemos espiritualmente e mais próximos de Deus Pai e de Jesus ficamos. Que ele nos faça entender a felicidade que existe em colaborar com ele no anúncio do Reino de Deus.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma