voltar Liturgia diária 30/09/2020 Quarta-feira - 26ª Semana do Tempo Comum - Ano Par

Boa Nova para Cada Dia

30 quarta. S. Jerônimo

Jó 9,1-12.14-16; Sl 87(88),10bc-11.12-13.14-15; Lc 9,57-62

Jesus disse ... : segue-me (Lc 9,59).

                Esta passagem de São Lucas é extremamente resumida. Pouco entenderemos se a lermos depressa,

                Vejamos como aprofundar as condições que aqui Jesus põe aos que espontaneamente se apresentam para serem seus discípulos e aos que ele convida para o seguirem. São três casos diferentes.

                O primeiro caso é de um homem que se apresenta a Jesus dizendo que o seguiria aonde quer que ele fosse. Era uma decisão tomada com firmeza. A este novo discípulo Jesus põe uma condição. Segui-lo, aonde quer que ele for, isto é, acompanhá-lo todos os dias e noites, significa estar disposto a dormir no chão, sem o menor conforto, acordar cansado, e até passar noites em claro. É isto que Jesus quer dizer com estas palavras:

                “As raposas têm suas tocas e os pássaros têm seus ninhos.

Mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça” (Lc 9,58).

O segundo caso é o de um homem que o próprio Jesus convida. Mas este convidado já apresenta uma condição inicial: seu pai morreu e ele deve ir enterrá-lo. A este Jesus adverte: quem o segue não pode se ocupar com coisas menos importantes do que o anúncio do Reino de Deus. Isto é, o anúncio do Reino de Deus é mais urgente do que as urgências de seus discípulos. Portanto a este convidado Jesus põe esta condição:

“Deixa que os mortos enterrem os seus mortos;

mas tu, vai anunciar o Reino de Deus” (Lc 9,60).

O terceiro caso é o de outro convidado por Jesus que ainda se sente preso a seus pais e parentes. A este, Jesus lembra que somente são aptos para o Reino de Deus os que se decidiram a considerar em segundo plano seus familiares e passar a fazer parte de uma nova família, a de Jesus e seus seguidores, em vista do anúncio do Reino de Deus. A este, portanto, Jesus pôs esta condição:

                “Quem põe a mão no arado e olha para trás

não está apto para o Reino de Deus” (Lc 9,62).

                Estes três casos são apenas algumas amostras das condições que Jesus pôs aos que se decidiram a segui-lo. Em outras passagens do Evangelho aparecem outras condições. A mais exigente de todas está em Mc 8,34-35:

34. “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga

35. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la;

mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai ganhá-la”.

Aqui Jesus é radical.

A radicalidade do seguimento de Jesus nos impressiona. Se a tememos, lembremos quanta recompensa Jesus nos promete em troca. Diante disto nossos temores desaparecerão. Seguindo-o, receberemos dele a Vida Eterna. E isto não é pouco. É o que mais importa para nossa existência.

 

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma