voltar Liturgia diária 23/09/2020 Quarta-feira - 25ª Semana do Tempo Comum - Ano Par

Boa Nova para Cada Dia

23 quarta. S. Pio de Pietrelcina

Provérbios 30,5-9; Sl 118(119),29.72.89.101.104.163; Lc 9,1-6

 

Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa-Nova e fazendo curas em todos os lugares. (Lc 9,6).

                Desde o dia em que deixou Sua Mãe em Nazaré e se mudou para Cafarnaum, Jesus passou de sinagoga em sinagoga, anunciando o Reino de Deus. Quando não podia falar nas sinagogas, falava ao povo ao ar livre. Por isso o Evangelho o mostra à beira do mar da Galileia, sobre um monte ou num lugar descampado onde muita gente podia se reunir.

                O trabalho de Jesus era imenso. Ele mesmo mandou que os discípulos pedissem ao Pai mais operários (Lc 10,2).

                Mesmo sabendo que Jesus dispunha de ajudantes, entre discípulos e mulheres que tinha curado, ele mesmo não conseguia fazer tudo o que era necessário para levar a todos os lugares o anúncio do Reino de Deus.

                Seus discípulos mais próximos, os doze, foram então reunidos para receberem dele a tarefa de anunciar o Reino de Deus nos lugares por onde ele mesmo passaria depois. Eles iam preparar o caminho, dizendo às pessoas que o próprio Jesus passaria por aqueles mesmos lugares.

 

                O modo de Jesus anunciar o Reino de Deus incluía ensinamentos, exorcismos, curas, alguns milagres de ressurreição, e muita discussão com a liderança religiosa do Povo de Deus.              

               Quando Jesus envia seus discípulos, deseja que façam o mesmo que Ele.

                Dá-lhes poder sobre todos os demônios e poder para curar doenças.

                Como ele ia em pobreza, também em pobreza deviam ir os discípulos. Eles não levariam dinheiro, sacola nem cajado. Como roupa, só uma túnica. Jesus dá a entender que encontrarão quem os alimente e vista. Como sabiam que Jesus dizia a verdade, não levaram dinheiro, nem sacola, nem cajado.

                Mas Jesus prevê que algumas pessoas rejeitariam a pregação dos discípulos sobre o Reino de Deus. No entanto isto não devia incomodar os discípulos; nestes casos deviam deixar aquelas pessoas e continuar adiante, até percorrerem o percurso que Jesus lhes traçara.

                Os discípulos, portanto, fizeram sua parte no anúncio do Reino de Deus.

                Para São Lucas o mais importante, neste Evangelho, é dizer que Jesus não anunciou sozinho o Reino de Deus. Sua missão foi partilhada com seus discípulos, que mesmo assim não eram suficientes.

                Perguntemos: se Jesus nos enviasse para sairmos pelo mundo afora para anunciar, como fez ele, o Reino de Deus, como o faríamos? Ele não nos deu poder para fazer exorcismos nem curas. Mas nos deu os ensinos sobre o Reino de Deus, que todos nós, de um modo ou de outro, conhecemos.

                Se ao nosso alcance não está tudo o que é necessário para anunciar Jesus e o Reino de Deus, temos a possibilidade, porque somos cristãos, batizados, de testemunhar nossa fé onde vivemos: em nossa família, entre colegas de trabalho ou escola, e, mais ainda, em nosso engajamento por uma ou outra pastoral paroquial.

Manteremos viva a presença de Jesus e do Reino de Deus entre os que o aceitam e os que o rejeitam.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma