voltar Liturgia diária 01/07/2020 Quarta-Feira - 13ª Semana do Tempo Comum – Ano Par

Primeira Leitura: Am 5,14-15.21-24

14 Procurai o bem e não o mal,  para que possais viver,  e que assim Javé, Deus dos exércitos,  esteja convosco, conforme dizeis! 15 Odiai o mal, amai o bem,  e restabelecei o direito nos tribunais!  Talvez Javé, Deus dos exércitos,  tenha compaixão do resto de José! 21 Eu detesto e rejeito as vossas festas,  e não gosto de vossas reuniões festivas. 22 Seria questão de me oferecerdes holocaustos?  As vossas oblações não têm a minha aceitação,  e vossos sacrifícios de bezerros gordos  não atraem a minha atenção. 23 Afasta para longe de mim o barulho de teus cânticos,  e que eu não ouça o som de tuas harpas! 24 Mas que o direito corra como as águas,  e a justiça, como o rio que nunca seca!

 

Salmo: Sl 49(50),7.8-9.10-11.12-13.16bc-17 (R/. 23b)

R.: Darei a salvação ao homem reto!

7 “Escuta, povo meu, vou acusar-te;  censurar-te, Israel, eu, o teu Deus.

8 Não por teus sacrifícios eu te acuso:  tenho sempre a meus pés teus holocaustos. 9 Não tomarei os bois da tua casa,  nem desejo as ovelhas do teu pasto.

10 Pois são minhas as feras da floresta,  milhares de animais tenho nos montes. 11 Eu conheço do céu todos os pássaros, tudo o que anda na terra me pertence.

12 Tivesse eu fome, nada te diria,  pois meu é o mundo e tudo que o povoa. 13 Vou acaso comer carne de touros,  de sangue de carneiro inebriar-me?

16bc“Como ousas recitar os meus preceitos,  trazer minha aliança em tua boca? 17 Tu, que deixas de lado os meus conselhos,  e à minha advertência dás as costas.

 

Evangelho: Mt 8,28-34

28 Quando chegou à outra margem, no país dos gadarenos, foram ao encontro dele dois possessos, saídos dos sepulcros. Mostravam-se tão ferozes que ninguém se atrevia a passar por aquele caminho. 29 E eis que começaram a gritar: “Por que te intrometes conosco, Filho de Deus? Vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?”. 30 Havia, não longe dele, um grande número de porcos que estavam comendo. 31 E os demônios suplicavam a Jesus dizendo: “Se nos expulsares, manda-nos para esses porcos’’. 32 Jesus lhes respondeu: “Ide”. Saindo dos dois possessos, eles entraram nos porcos. E eis que todos se atiraram morro abaixo até o mar, e se afogaram nas suas águas. 33 Os guardas dos porcos fugiram e foram à cidade contar tudo o que havia sucedido, e o caso dos possessos. 34 Então, a cidade em peso foi ao encontro de Jesus. Assim que o viram, rogaram-lhe que se afastasse do seu território.

Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2019 - Ano C - São Lucas, Brasília, Edições CNBB, 2018.

Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola, 2016

 

Boa Nova para cada dia

“Que tens a ver conosco, Filho de Deus? Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?” (Mt 8,29). Os demônios lhe suplicavam: “Se nos expulsas, manda-nos para a manada de porcos” (Mt 8,31).

                O Evangelho tem clara finalidade de nos afirmar sobre Jesus:

                - Ele tem poder para fazer que os homens comuns não podem: expulsar demônios.

                - os demônios O conhecem mais do que aqueles homens gadarenos; os gadarenos somente sabiam que Jesus era um homem poderoso; mas ficam sabendo que Jesus é mais do que um homem poderoso: é o Filho de Deus!

Os gadarenos, porém, não eram filhos de Abraão. Eles não sabiam o que significava para os judeus o fato de Jesus ser o Filho de Deus. Mas os discípulos de Jesus, que viram aquela cena, e ouviram os possessos dizer que Jesus era o Filho de Deus, isto fazia uma grande diferença.

Um dia Jesus perguntou a seus discípulos o que pensavam sobre Ele. Isto é, se Jesus era um homem especial, diferente dos outros, o Messias esperado. Então Simão Pedro respondeu:

“Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mt 16,16).

Será que São Pedro disse isto por ter ouvido dos possessos gadarenos que Jesus era o Filho de Deus? Certamente não, porque Jesus diz a Simão Pedro que fora Deus mesmo quem revelara a ele tudo isto.

Nos dois casos, o que importa a São Mateus neste Evangelho é a afirmação de que Jesus é o Filho de Deus e o Messias esperado pelo Povo Eleito. Seja por revelação feita pelo demônio pela boca dos possessos de Gerasa, seja por revelação de Deus mesmo pela boca de São Pedro.

Nos inícios da pregação de Jesus em sua vida pública era da maior importância saber que ele era o Cristo, o Messias. Se os homens não o sabiam, o demônio o revelava.

Do mesmo modo, depois de um suficiente tempo de convívio de Jesus com seus discípulos, saber que ele era o Messias e Filho de Deus, era também de grande importância. Eles mesmos precisavam conhecer aquele a quem confiavam suas vidas até a morte.

                Para nós, procurar entender o que significa Filho de Deus é da maior importância, pois o Filho de Deus veio ao mundo para nos fazer semelhantes a ele, filhos adotivos de Deus. como filhos de Deus, portanto, demonstremos-lhe nossa gratidão com uma oração cheia de afeto por nosso Pai celeste.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma