voltar Liturgia diária 23/06/2022 Natividade de São João Batista, Solenidade 12ª Semana Tempo Comum

BOA NOVA PARA CADA DIA. A LITURGIA DIÁRIA COMENTADA

Dia 23 - quinta-feira – Solenidade da Natividade de S. João Batista: Is 49,1-6; Sl 138(139); At 13,22-26; Lc 1,57-66.80.

Na releitura cristã da Escritura, em todo o Novo Testamento, predomina o esquema promessa – cumprimento. Também no interior do evangelho de Lucas esse esquema aparece com relativa frequência. O que Deus promete, ele o cumpre. É o caso do evangelho da festa de hoje. Os vizinhos reconhecem a ação de Deus na concepção e nascimento de João Batista e se alegram por Isabel, pois, o Senhor a tinha tirado do opróbrio. Essa alegria havia sido objeto de promessa quando do anúncio do nascimento de João pelo anjo a Zacarias, no Templo de Jerusalém (cf. Lc 1,14). Outro aspecto, é a mudez de Zacarias e o nome imposto ao menino. O nome a ser dado ao menino é imposição do mensageiro celeste (1,13), uma forma de dizer de sua eleição divina. A mudez de Zacarias é consequência de sua incredulidade (1,20) e, ao mesmo tempo, sinal da intervenção de Deus (1, 21-22). A língua de Zacarias se soltará quando da realização da promessa (1,20). O acordo entre Isabel e Zacarias sobre o nome do menino (vv. 60.63) realiza a promessa e indica que o nome “João” (= Deus concedeu a sua graça) é de origem divina. Recebendo essa revelação como Palavra de Deus a boca de Zacarias se abre e sua língua se solta para bendizer Deus (v. 67). A palavra dada ao ser humano como dom cumpre a sua função de comunicação na medida em que ele bendiz Deus.

 

Autor: Pe. Carlos Alberto Contieri, biblista que estudou a Sagrada Escritura em países como Itália, Bélgica e Israel, atualmente é Diretor do Pateo do Collegio e Coordenador do Patrimônio Histórico e Cultural da Companhia de Jesus no Brasil.