voltar blog 23/05/2022 Morre, aos 80 anos, Pe. Johan Konings Supervisor Científico da primeira edição da Bíblia TEB

Foi com profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento do jesuíta, Doutor em Teologia, padre Johan Konings.

Personalidade marcante entre os biblistas, tanto no âmbito nacional quanto internacional, padre Konings veio para o Brasil em 1972 para lecionar exegese bíblica nas Universidades Católicas de Porto Alegre e do Rio de Janeiro. Em 1985, entrou para a Companhia de Jesus e, em 1986, assumiu a cátedra de Novo Testamento no Centro de Estudos Superiores, atual Faculdade de Filosofia e Teologia da Companhia de Jesus (FAJE), em Belo Horizonte.

Ao longo de sua carreira no Brasil, publicou em diversas editoras obras importantes no campo da teologia bíblica.

Em Edições Loyola, além de ser um autor profícuo, manteve uma amizade e uma parceria por mais de 30 anos.

Dos vários trabalhos realizados por nossa editora, padre Konings foi o Coordenador da prestigiosa Coleção Bíblica Loyola e prestou uma inestimável contribuição como Supervisor Científico da primeira edição da Bíblia TEB (Tradução Ecumênica da Bíblia), publicação única em seu gênero no Brasil.

Em nosso catálogo, de todas as obras importantes de sua autoria no campo dos estudos bíblicos, destacamos: O evangelho do discípulo amado (Coleção FAJE) e João – o evangelho do amor de Deus (Coleção A Bíblia passo a passo).

Figura marcante, por seu carisma e bom humor, padre Konings foi um Mestre cheio de vida e incansável: apesar de seus oitenta anos, ainda mantinha projetos em andamento. Nesse sentido, Edições Loyola deverá lançar em breve algumas obras de sua autoria, com destaque para a nova edição de uma Sinopse dos Evangelhos.

Nossa editora perde um de seus maiores autores e, acima de tudo, um amigo, incentivador e parceiro dos trabalhos editoriais.

Ao dedicar-se com afinco aos estudos bíblicos, padre Konings forneceu uma contribuição ímpar para a Igreja no Brasil e para a Companhia de Jesus.

Fiel ao espírito de Santo Inácio, ele, em tudo, procurou amar e servir; e, como não poderia deixar de ser, seguindo as pegadas do discípulo amado, procurou, com sua vida, levar a todos a boa nova de Jesus, que veio “para que todos tenham a vida e a tenham em abundância” (cf. Jo 10,10).

Que nosso querido irmão, padre Konings, repouse na paz do Senhor.