Embora o latim já não seja a língua materna de ninguém, é notório que seu estudo continua sendo a principal chave para a compreensão das línguas neolatinas. De algum modo, isso já fora intuído pelo ilustre poeta em seu famoso verso ao considerar, por exemplo, a língua portuguesa como a “última flor do Lácio, inculta e bela”.
De fato, a língua surgida na região romana do Latium (Lácio) – donde, portanto, o termo “latim” – é considerada uma das mais complexas do mundo antigo ocidental e, apesar disso, estabeleceu-se como língua geral graças à influência do império romano. Esse, por sua vez, foi impondo seu idioma no processo de sua expansão e, note-se, não apenas a língua falada, mas também a escrita, o que se revelou como algo determinante para a longa duração da utilização do latim no ocidente.
De fato, a maioria dos povos considerados “bárbaros” pelos romanos apresentava uma cultura ágrafa, isto é, baseada apenas na tradição oral, sem o uso da escrita. Há naturalmente outros fatores, mas pode-se dizer que a escrita permitiu, dentre tantas outras coisas, a utilização e apropriação do latim pela Igreja e, posteriormente, pela academia, dando lugar à existência de uma longa relação entre essa complexa língua escrita e as línguas coloquiais faladas pelos vários povos. É precisamente nessa relação que foram surgindo os vários núcleos das atuais línguas modernas que, a partir do mundo medieval, foram apresentando também seus respectivos materiais escritos.
Conhecer a língua latina é, portanto, conhecer as raízes de nossa própria identidade e de nossa cultura. Esse era um dos motivos pelos quais o estudo do latim era presença constante nas grades curriculares das escolas: seu estudo pretendia também aguçar a inteligência, fortalecer a vontade e, principalmente, desenvolver um espírito crítico nos estudantes em relação não apenas à língua, mas à própria realidade de seu cotidiano.
Escrito por Mílton Valente, SJ (1912-1989), jesuíta, doutor em letras pela Universidade Sorbonne de Paris, LUDUS – Curso de Latim foi produzido originalmente em vários volumes para atender os alunos do que seria hoje, grosso modo, o Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Nesta presente versão, atualizada e reunida em um único volume, o conteúdo apresenta-se com uma linguagem clara, com abundância de exemplos e, acima de tudo, com uma grande preocupação didática, fato que o torna uma ferramenta sem igual na aprendizagem da língua latina.
É uma obra primorosa e um excelente meio para obter um contato mais profundo com a cultura clássica ocidental.
A edição recém-publicada por Edições Loyola já está disponível nas principais livrarias físicas ou virtuais do Brasil ou pelo site da editora: loyola.com.br.
LUDUS – Curso de Latim
Formato: 16x23 cm
Número de páginas: 458
ISBN: 9786555042177
Preço: R$92,00
Assessoria de Imprensa – Edições Loyola