voltar Liturgia diária 14/09/2021 Exaltação da Santa Cruz . Festa

Dia 14 - terça-feira – Exaltação da Santa Cruz: Nm 21,4-9; Sl 77(78); Jo 3,13-17.

BOA NOVA PARA CADA DIA. A LITURGIA DIÁRIA COMENTADA

A festa da exaltação da Santa Cruz remonta a meados do século IV d.C., quando o bispo de Jerusalém, na festa da dedicação da dupla basílica, constituída por duas igrejas, a igreja da Ressurreição e a igreja do Martírio, levantou uma relíquia da cruz e a apresentou ao povo para a veneração. Desse gesto é que deriva o nome de exaltação da Santa Cruz. No entanto, é na Sexta-Feira Santa que, a cada ano, os cristãos veneramos a cruz do Senhor como penhor de nossa salvação. A cruz de Jesus Cristo é expressão do amor de Deus por toda a humanidade. É importante que tenhamos todos muito claro que a mística cristã não é a mística da cruz, mas a mística do Crucificado.

Para o trecho do evangelho de hoje, no qual o episódio do livro dos Números (21,4b-9) é utilizado, a elevação de Jesus Cristo é o antítipo da serpente elevada. O trecho faz parte da catequese batismal do capítulo 3 do evangelho de João. Essa nossa perícope dá uma interpretação cristológica ao episódio narrado pelo autor do livro dos Números: quem salva e cura da morte é Jesus Cristo. É pela fé em Jesus Cristo crucificado, morto e ressuscitado, que se é salvo e se tem a vida eterna.

 

Autor: Pe. Carlos Alberto Contieri, biblista que estudou a Sagrada Escritura em países como Itália, Bélgica e Israel, atualmente é Diretor do Pateo do Collegio e Coordenador do Patrimônio Histórico e Cultural da Companhia de Jesus no Brasil.