voltar blog 04/05/2020 ENTREVISTA COM AUTORA DO LIVRO “PERGUNTAS PARA UMA SANTA: MARGARIDA MARIA, AMIGA DO CORAÇÃO DE JESUS"

ENTREVISTA COM AUTORA DO LIVRO “PERGUNTAS PARA UMA SANTA: MARGARIDA MARIA, AMIGA DO CORAÇÃO DE JESUS

 

No dia 13 de maio de 2020, comemora-se o Centenário da Canonização de Santa Margaria Maria Alacoque, religiosa visitandina nascida em 1647, na França, que foi agraciada com as visões e revelações do Sagrado Coração de Jesus.

Nesse espírito jubilar, Edições Loyola publicou o livro “Perguntas para uma Santa: Margarida Maria, amiga do Coração de Jesus”, escrito por Brenda Volavicius, que se baseou no original “Autobiografia”, composto pela entrevistada, ou seja, a própria Santa Margarida Maria.

Brenda quis apresentar de maneira mais acessível esses textos e inspirações de Santa Margarida Maria e, para tanto, como jornalista que é, elaborou uma entrevista, na qual somos levados a imaginar a própria Santa respondendo. Certamente, esse recurso literário foi uma ideia muito boa e faz com que nos aproximemos dessa querida francesa do século XVII.

Acompanhe, a seguir, a conversa que tivemos com a autora, que falará um pouco mais sobre seu mais novo livro.

 

BLOG: Como e quando surgiu a ideia de escrever esse livro?

Brenda: Em 2019 comecei um curso de pós-graduação (lato sensu) em Produção Editorial, da FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Quando rezei, pedindo a graça de uma ideia para um projeto de livro a ser apresentado, Santa Margarida Maria Alacoque surgiu em meus pensamentos! Em minhas pesquisas, descobri que o centenário de canonização dela seria em 2020, o que me deu mais certeza de que meu livro tinha de ser sobre ela! E uma curiosidade: no ano passado comecei a utilizar transporte público para ir trabalhar, e um dos ônibus que vejo passar tem como destino a Paróquia Santa Margarida Maria (a única na Arquidiocese de São Paulo dedicada a ela).

BLOG: Qual sua relação com Santa Margarida Maria?

Brenda: Santa Margarida Maria é a mensageira do Sagrado Coração. Em sua Autobiografia ela conta que Jesus a chamou de discípula do seu Coração. Eu sou editora da revista Mensageiro do Coração de Jesus, publicada por Edições Loyola. Meus chefes são jesuítas, e eu gosto de pensar que trabalho para o Coração de Jesus. Agora com o livro, por que não para Santa Margarida Maria também? Tão importante quanto tudo isso, ela me ajuda a refletir sobre a vida, o amor e a amizade.

 

BLOG: O que você espera que esse livro cause nos leitores?

Brenda: Espero que conhecendo mais sobre Santa Margarida Maria, as visões e revelações que ela teve de Jesus, as mensagens que recebeu dele, os leitores sintam-se motivados a propagar mais a devoção ao Coração de Jesus.

 

BLOG: Falando em bastidores, você destacaria algum fato marcante ocorrido enquanto escrevia esse livro?

Brenda: É um livro pequeno, mas para mim foi difícil escrevê-lo! E eu adorei ter lido e relido (não sei quantas vezes!) o que Jesus disse para Santa Margarida Maria. Por exemplo, quando ela conta sobre sua resistência em escrever a Autobiografia: “Continua, minha filha, continua [...] É necessário que se cumpra a minha vontade”. Era como se Ele falasse comigo!

 

BLOG: E sobre a entrevistada, Santa Margarida Maria, o que mais marcou a sua vida, Brenda?

Brenda: A forma como Santa Margarida Maria suportava o sofrimento foi marcante para mim. Para compreendê-la, eu tive o privilégio de contar com as explicações do Pe. Danilo Mondoni, SJ, editor e diretor-geral de Edições Loyola, mestre em História da Igreja, professor associado na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Pe. Danilo e eu conversamos bastante sobre sofrimento. Santa Margarida Maria escreve que “sofrer era uma obrigação para retribuir o amor do Senhor”. A figura do crucifixo despertava nela compaixão e amor aos sofrimentos. Quando contemplava a Cruz, suas penas tornavam-se leves. Há uma parte da Autobiografia em que ela diz: “Ficava, então, sossegada em meu sofrimento”. Assim, nos dias de hoje, marcado profundamente pela aversão ao sofrimento, cheguei à conclusão de que há sacrifícios que valem a pena, e cada pessoa faz os seus. Mesmo em situações difíceis, há de se encontrar a paz e ser grato e feliz.

 

BLOG: Se pudesse dizer algo para Santa Margarida Maria, o que diria?

Brenda: Santinha, muito obrigada por termos passado um tempo juntas! Por você ter me levado para mais perto do Coração de Jesus, aumentado minha fé e minha esperança! Foi maravilhoso quando nosso livro ficou pronto!

 

BLOG: Por fim, deixe uma mensagem àqueles leitores de seu livro.

Brenda: Jesus revelou seu Coração, brilhante como o sol, a Santa Margarida Maria Alacoque, dizendo que Ele tem tanto amor pelas pessoas e só recebe ingratidão da maior parte delas. Ele pediu: “Ao menos tu, dá-me esse gosto de suprires a ingratidão deles, quanto puderes e fores capaz”. Que essa mensagem chegue a muitos leitores que possam corresponder com seu amor ao Coração de Jesus.

 

Ficou interessado pelo livro? Então visite nossa loja virtual: https://www.loyola.com.br/produto/perguntas-para-uma-santa-5208