voltar blog 27/04/2021 *Obra inédita no Brasil, voltada a liturgistas, teólogos, historiadores e leigos, com texto primoroso e bem documentado.*

A questão das vestes e do vestir sempre foi vista como algo de grande importância nas culturas em geral. Como não poderia deixar de ser, também em várias passagens da Bíblia, tanto do Antigo quanto do Novo Testamento, explora-se muitas vezes a força dos significados simbólicos inerentes a esse tema. Do âmbito da revelação, essa percepção passa para o cristianismo, aflorando muitas vezes em textos veneráveis da espiritualidade cristã, como é o caso da própria Regra de São Bento:

 

“É necessário dar aos monges hábitos adequados às condições e ao clima do local em que habitam [...]. Quanto à cor e à qualidade de todas estas vestes, os monges não devem atribuir excessiva importância [...]”.

(Regra de São Bento, Cap. LV, 1.7)

 

Se as vestes do dia a dia têm sua importância assegurada nessa grande tradição, as vestes “especiais”, isto é, aquelas destinadas ao uso na celebração, receberam um tratamento de deferência ao longo da história do cristianismo. Essa história pouco conhecida, composta por narrativas sobre técnicas, beleza e simbolismo, é agora descrita com maestria no livro que Edições Loyola traz para o público brasileiro: História das Vestes Litúrgicas. Forma, Imagem e Função.

A obra, com 448 páginas e escrita pela Professora Dra. Sara Piccolo Paci – pesquisadora e professora de História do Vestuário, da Moda e de Etnografia em Florença, Itália –, preenche uma lacuna nos estudos de caráter histórico no âmbito da ciência litúrgica e da arte sacra, ofertando pela primeira vez aos leitores brasileiros um vasto e sério material de pesquisa que deverá iluminar tanto a compreensão quanto as boas práticas no que diz respeito aos paramentos litúrgicos.

Para celebrar o lançamento dessa obra tão importante, acontecerá no dia 13 de maio de 2021, às 15h, na programação virtual do Loyola em Foco, uma transmissão ao vivo com a participação dos liturgistas Dom Hernaldo Pinto Farias (Bispo da Diocese de Bonfim), Prof. Dr. Gabriel Frade (Editor de Edições Loyola) e Dom Jerônimo Pereira (monge beneditino do Mosteiro de São Bento de Olinda e professor no Pontifício Instituto Litúrgico Santo Anselmo – Roma). Os convidados falarão da importância dessa publicação para a Igreja. A transmissão será realizada nos canais de Edições Loyola no Youtube e no Facebook.

 

Fonte: Imprensa - Edições Loyola

[email protected] 

 

Conheça mais sobre a obra: https://www.loyola.com.br/produto/historia-das-vestes-liturgicas-5325