voltar Liturgia diária 03/12/2019 Boa Nova para Cada Dia - Terça-Feira da 1ª Semana do Advento - Ano par

Primeira Leitura: Is 11,1-10

1Sairá um rebento do tronco de Jessé, um broto despontará de suas raízes: 2 sobre ele repousará o espírito de Javé, espírito de sabedoria e inteligência, espírito de conselho e força, espírito de ciência e temor a Javé, e ele respirará o temor de Javé. 3Não julga pelas aparências, e não decidirá por um simples boato, 4mas julga os fracos com justiça, e dá sentença justa aos pobres do país. Sua palavra é bastão que fere o violento; o sopro de seus lábios faz morrer o ímpio. 5 Justiça é o cinturão de seus rins, lealdade é a cinta de seus flancos. 6O lobo mora com o cordeiro, a pantera dorme com o cabrito, novilho e leãozinho pastam juntos, sob a guarda de uma criancinha. 7A vaca e a ursa têm amizade, seus filhotes repousam juntos. O leão come palha como o boi. 8O lactente brinca na cova da serpente, na toca da cobra venenosa a criança põe a mão. 9 Já não há mal nem danos em toda minha Santa Montanha, pois o país está cheio do conhecimento de Javé como as águas enchem a bacia dos mares. 10Naquele dia, a raiz de Jessé erguer-se-á como o sinal dos povos. Será procurada pelas nações, e sua habitação será gloriosa.

 

Salmo: Sl 71(72),1-2.7-8.12-13.17 (R/. cf. 7)

R.: Que a justiça floresça em seus dias, e para sempre, a plena paz!

1 Ó Deus, concede ao rei o teu poder; ao que é filho de rei, teu julgamento. 2Que ele governe o povo com justiça, julgue com equidade os pequeninos!

7Que a justiça floresça em seu reinado, e enquanto dure a lua, a plena paz! 8Que ele reine em um mar até o outro, do rio Eufrates aos confins da terra!

12Libertará o pobre que suplica, todo infeliz que não encontra auxílio. 13Terá pena do fraco e do indigente, e salvará a vida dos humildes.

17 Seja o seu nome sempre abençoado, perdure como o sol sua memória! Nele seja bendito todo povo, proclamem as nações seu louvor!

 

Evangelho: Lc 10,21-24

21Naquele momento, Jesus ficou imensamente alegre sob a ação do Espírito Santo e disse: “Eu te bendigo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e eruditos e as revelaste aos pequeninos! Sim, Pai, porque isto foi do teu agrado. 22Todas as coisas me foram entregues por meu Pai e ninguém sabe quem é o Filho a não ser o Pai. E ninguém sabe quem é o Pai a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. 23E depois ele se voltou para os seus discípulos e lhes disse em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! 24Eu vos declaro: muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não viram; ouvir o que estais ouvindo, e não ouviram!”.

 

Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2019 - Ano C - São Lucas, Brasília, Edições CNBB, 2018.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola, 2016.
 

Boa Nova para cada dia

 

Eu Te louvo, ó Pai ... porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes

e as revelaste aos pequeninos (Lc 10,21).

Ontem consideramos a humildade do oficial romano que pediu a Jesus a cura de seu empregado. Como aquele oficial reconheceu em Jesus um homem cheio do poder de Deus a ponto de curar uma pessoa à distância? O oficial conhecia tão bem o poder de Jesus que não lhe pede para ir à sua casa, mas que apenas com uma palavra mande embora a doença do empregado. O oficial não chegou a Jesus discutindo questões complicadas de religião. Chegou somente com sua confiança na pessoa de Jesus. Ele foi um daqueles “pequeninos” de quem Jesus fala no Evangelho de hoje.

Hoje a Igreja celebra a memória de São Francisco Xavier. Este jesuíta foi enviado de Roma para a Índia, e de lá foi ao Japão onde converteu muitas pessoas. Na Índia converteu e batizou milhares de pessoas. Sua missão foi diretamente a conversão dos pobres hindus e não dos de castas elevadas. Agiu, assim, como Jesus, que pregara o Reino de Deus para os pobres, os pequeninos.

O Evangelho de hoje termina com estas palavras de Jesus a seus discípulos: eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo e não puderam ouvir (Lc 10,24).

Nós gostaríamos de ver e ouvir Jesus. Os profetas e reis que viveram antes Dele não O viram nem O ouviram. Nós, no entanto, O ouvimos a cada dia que na Liturgia da Palavra escutamos ou lemos seu Evangelho. Nós o “vemos” quando, de coração puro, nos aproximamos Dele, que disse: bem-aventurados os puros de coração porque verão a Deus (Mt 5,8). Jesus, de fato, é o Deus Filho, ao qual o Pai nos conduz. Jesus também disse: Ninguém conhece quem é o Filho a não ser o Pai (Lc 10,22a).

Deus Pai nos mostra o Filho assim como o Filho nos mostra o Pai.

Quando mais permanecermos na humildade que agrada a Deus, mais o Pai nos revelará o Filho e o Filho nos revelará o Pai.

Sejamos os “pequeninos” de Deus e de Jesus Cristo.

 

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma