voltar Liturgia diária 14/12/2019 Boa Nova para Cada Dia - Sábado da 2ª Semana do Advento - Ano par - Memória de São João da Cruz (Presbítero e Doutor)

Primeira Leitura: Eclo 48,1-4.9-11

1 Surgiu então Elias, profeta semelhante ao fogo, cuja palavra ardia como um facho. 2Fez sobre Israel vir a fome e, por seu zelo, os reduziu a pequeno número. 3Pela palavra do Senhor fechou o céu e fez por três vezes descer fogo. 4Ó Elias, como te tornaste glorioso por teus prodígios! Quem ousaria gabar-se de ser como tu? 9Foste arrebatado em turbilhão de fogo, por um carro com cavalos de fogo; 10 foste designado nas ameaças futuras para apaziguar a Cólera antes que explodisse, para reconciliar, com os filhos, o coração dos pais, e restabelecer as tribos de Jacó. 11Felizes os que te virem e adormecerem no amor. Também nós possuiremos a vida!

 

Salmo: Sl 79(80),2ac e 3b.15-16.18-19 (R/. 4)

R.: Restaura-nos, Senhor, Deus dos exércitos; brilhe o teu rosto, e então seremos salvos!

2aÓ pastor de Israel, dá-nos ouvido. 3Tu, que te sentas sobre os Querubins. Desperta o teu poder e vem salvar-nos!

15Volta-te para nós, Deus dos exércitos; olha do céu, visita esta videira, 16 tua mão a plantou, vem protegê-la!

18 Sustente tua mão teu protegido, o nascido de Adão, que confirmaste! 19Para longe de ti jamais iremos: dá-nos viver para invocar teu nome!

 

Evangelho: Mt 17,10-13

10Os discípulos lhe perguntaram: “Por que dizem os escribas que Elias deve vir antes?”. 11Respondeu-lhes: “Elias há de vir para restabelecer todas as coisas. 12Mas eu vos digo que Elias já veio e não o reconheceram, mas fizeram com ele o que quiseram. Do mesmo modo, também o Filho do homem está para sofrer da parte deles”. 13Então, os discípulos compreenderam que Jesus lhes tinha falado a respeito de João Batista.

 

Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2019 - Ano C - São Lucas, Brasília, Edições CNBB, 2018.

Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola, 2016

 

Boa Nova para cada dia

 

Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles (Mt 11,12c).

 

            Neste Evangelho os discípulos de Jesus querem saber se São João Batista podia ser considerado o profeta Elias, que, segundo os rabinos, devia vir ao mundo para anunciar o Messias.

            Jesus lhes responde que o espírito de Elias falou por meio de São João Batista, mas não foi acolhido pelos rabinos nem pelos líderes religiosos dos judeus. E, o que foi pior, São João Batista foi morto por Herodes Antipas sem que ninguém o defendesse.

 

            Para Jesus a morte de seu precursor, isto é, de São João Batista, era prenúncio da morte Dele mesmo. Assim Jesus passará a prevenir seus discípulos sobre os sofrimentos pelos quais deverá passar: o Filho do Homem será maltratado por eles (Mt 11,12c).

            Jesus sabia muito bem com qual tipo de gente, os líderes dos judeus, Ele estava lidando. E como eram capazes de se servirem de sua autoridade para matá-Lo. Aqui Jesus somente constata isto sem fazer uma queixa, como a fez na passagem de São Mateus lida ontem.

 

            A indiferença dos líderes judeus por Jesus, por Sua Missão como Messias, decepcionou-O profundamente.

            Um dia ele fará uma queixa dolorosa, chorando diante de Jerusalém (Lc 19,41), manifestando esta decepção. Em Mt 23,37 Ele diz: "Jerusalém, Jerusalém, que mata os profetas e apedreja os que foram enviados a você! Quantas vezes eu quis reunir seus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas você não quis!

            Com Jesus também acontecerá o mesmo que aconteceu aos profetas: Jerusalém o matou, depois de tê-Lo maltratado nas mãos dos romanos.

 

            Podemos decepcionar Jesus Cristo pela nossa indiferença religiosa. E o número de “católicos” indiferentes é imenso nos nossos dias. A quantidade de batizados que se afastam da verdadeira Igreja de Jesus Cristo aumenta a cada dia. Para Jesus Cristo isto é uma traição, uma vez que por todos os batizados Ele deu sua vida.

            De nossa parte, não maltratemos Jesus Cristo por nada.

            Que em nosso coração Ele tenha o lugar que lhe é devido com todo respeito e adoração. Ouçamos e cumpramos o que Ele tem a nos dizer todos os dias, por meio da Liturgia da Palavra.

 

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma